Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de março, de 2019 | 18:00

HMC chega à marca de 20 mil procedimentos na Hemodinâmica

A unidade passou por diversas modernizações e investimentos que contribuíram para a efetividade do setor

Divulgação
O aparelho de hemodinâmica proporciona aos pacientes um atendimento com maior resolutividade O aparelho de hemodinâmica proporciona aos pacientes um atendimento com maior resolutividade

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), alcançou a marca de 20 mil procedimentos realizados pelo setor de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, desde a sua inauguração em 2004.

A unidade passou por diversas modernizações e investimentos que contribuíram para a efetividade do setor. “Atualmente, contamos com o Artis One, um moderno equipamento de hemodinâmica de fabricação alemã. O aparelho, avaliado em mais de R$ 1,5 milhão, proporciona aos pacientes um atendimento com maior resolutividade, segundo a lógica dos níveis de complexidade (média ou alta), otimizando assim a eficiência do hospital e da equipe”, explica o responsável técnico pela hemodinâmica e cardiologia intervencionista do HMC, Pedro Paulo Neves de Castro.

A qualidade dos procedimentos é monitorada constantemente por meio de diversos indicadores, sendo o principal deles, o tempo porta-balão, que é o tempo contado da entrada do paciente no hospital até a abertura do vaso no momento do Infarto Agudo. Desta forma, é possível atingir índices de mortalidade abaixo da média de Minas Gerais.

“Outro diferencial é a utilização do stent farmacológico no procedimento de angioplastia, tanto para pacientes de convênios como do SUS. Devido ao maior custo destes dispositivos, poucas unidades estendem este tratamento a pacientes do SUS”, ressalta Pedro Paulo. O dispositivo é semelhante a uma mola, revestido de medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores que serve para desentupir as artérias do coração. Ele difere do stent convencional por apresentar medicações nas suas estruturas. Essas medicações são liberadas nos primeiros 12 meses de implante, com o objetivo de diminuir a chance de o vaso fechar novamente.

“Desde o início, por tratar-se de um serviço de alta complexidade, a FSFX preocupou-se em oferecer procedimentos de qualidade, pois sabíamos que seria necessário que as pessoas tivessem confiança no nosso trabalho. Era uma demanda que o Vale do Aço tinha e que antes do HMC oferecer esses serviços, os pacientes tinham que deslocar-se até Belo Horizonte. A equipe do setor passou por um treinamento em um hospital de São Paulo que é referência em cardiologia no Brasil”, finaliza Pedro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário