20 de março, de 2019 | 15:00

Enem 2019: estudantes já podem consultar o espelho da redação

Inep divulgou ontem; treineiros também podem consultar o desempenho

Reprodução
No ano passado, dos mais de 4 milhões de participantes, somente 55 atingiram a nota mil da redação, sendo 42 escritas por mulheres ? o equivalente a 76,4%No ano passado, dos mais de 4 milhões de participantes, somente 55 atingiram a nota mil da redação, sendo 42 escritas por mulheres ? o equivalente a 76,4%

Candidatos que realizaram a edição do Enem 2018 já podem conferir a correção da redação da prova. O espelho dos textos foi divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. Para ter acesso aos textos revisados é necessário acessar a Página do Participante. As notas dos treineiros também foram divulgadas.

A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores independentes que atribuem nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas (confira abaixo quais são as competências e o que pede). A soma desses pontos irá compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos.

No ano passado, dos mais de 4 milhões de participantes, somente 55 atingiram a nota mil da redação, sendo 42 escritas por mulheres – o equivalente a 76,4%. A “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” foi o tema da redação, que contou com quatro textos motivadores: três trechos de reportagens e um gráfico com dados.

Saiba quais são as competências avaliativas da redação do Enem:

Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
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