19 de março, de 2019 | 14:30

A importância do acompanhamento nutricional no período gestacional

Nayara Zímer *

A alimentação no período gestacional é fundamental para o desenvolvimento do bebê. É através do cordão umbilical que esse pequeno ser recebe nutrientes, provenientes do sangue de sua mãe. Entretanto, se a gestante não mantém uma alimentação saudável e consequentemente equilibrada, a oferta de nutrientes ao bebê não será adequada. É bastante comum que a mãe não se atente para a importância da alimentação adequada ao período gestacional. Muitas vezes, mesmo na rede pública de saúde esse cuidado é negligenciado por parte da gestante, por falta de instrução cultural não usufrui desse tão importante benefício.

A realização do acompanhamento nutricional no período gestacional além de contribuir para a maior qualidade de vida da criança prepara a mãe a nível nutricional de grande importância futura, médio e longo prazo, ganho de peso dentro de padrões saudáveis no período gestacional, capacidade de amamentação sem danos à saúde da gestante, conhecimentos que irão acompanhá-la durante todo o desenvolvimento de seu filho, entre dezenas de ganhos que este processo pode oferecer, através do suporte do profissional da nutrição.

Estudos ao longo dos anos mostram que, o suporte nutricional adequado contribui com a prevenção de doenças nas demais fases da vida do ser humano, ou seja, a estruturação celular, imunitária está firmada nos primeiros meses de gestação e depende de uma atenção materna para que seja suprida adequadamente. Além disso, a necessidade de nutrientes varia entre os 03 trimestres da gestação, podendo ser ainda maior quando a gestação é de gêmeos entre outras particularidades.

Não há necessidade de que a gestante consuma polivitamínicos se o seu acompanhamento médico e nutricional for adequado e sua alimentação regrada e balanceada (salvo o Ferro e o Ácido Fólico). E, quanto a esses 02 últimos nutrientes. O ferro é um mineral fundamental para o desenvolvimento físico e mental do feto, da capacidade cognitiva, aprendizagem, concentração e memorização. Sua suplementação deve ser iniciada na 16ª semana de gravidez e mantida após o parto. Já o ácido fólico, é nutriente fundamental, principalmente, para o desenvolvimento do tubo neural do feto. Sua suplementação deve ser iniciada ainda antes do início da gravidez e mantida até a 8ª semana de gestação.

A Avaliação Nutricional precoce é de suma importância. Os cuidados com a saúde ainda antes da concepção do feto contribuem para que o organismo materno esteja apto a receber a criança. Um corpo nutricionalmente equilibrado poderá oferecer maiores benefícios nutricionais e de desenvolvimento sadio ao bebê.

O acompanhamento nutricional está firmado nos cuidados ao longo da vida, mas principalmente, no período gestacional, pois os cuidados com a alimentação são para a mãe e seu bebê, concomitantemente, contribuindo para um adulto mais saudável e com capacidades que somente através da alimentação e modulação primárias são alcançadas.

* Nutricionista (CRN9:19002). Graduada em nutrição pela faculdade Pitágoras de Ipatinga. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica - Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Nutrição Materno infantil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário