19 de março, de 2019 | 11:07

Carlos Drummond volta às origens

Solenidade de entrega de escultura reuniu um grande público da área cultural de Timóteo

Divulgação/ACS PMT
O prefeito Douglas Willkys falou de sua emoção no eventoO prefeito Douglas Willkys falou de sua emoção no evento
A Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond, em Timóteo, ficou em festa na noite de sexta-feira (15), com a entrega oficial da escultura em bronze de Carlos Drummond de Andrade e das obras de restauração e pintura realizadas naquele espaço público.

Mesmo com a forte chuva que caiu no município, a biblioteca ficou lotada para a solenidade que contou com encenação teatral, apresentação musical, apresentação do hino nacional à capela e discursos das autoridades.

A cerimônia foi conduzida pela coordenadora da biblioteca, Eva Eulália Teixeira, que agradeceu a presença de todos, aos parceiros que ajudaram a viabilizar o evento e aos escritores da região.

Eva Eulália também fez também um agradecimento especial à artista plástica Ângela Athaíde, idealizadora da escultura de Carlos Drummond de Andrade e também responsável por sua restauração.

Divulgação/ACS PMT
O prédio da biblioteca recebeu uma nova pinturaO prédio da biblioteca recebeu uma nova pintura
As apresentações artísticas tinham como temas o poeta itabirano, a estrada de ferro, entre outras, e contou com a apresentação da peça “Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina”.

A música ficou a cargo da jovem cantora Brisa e o cantor e compositor Roberto José. Após as apresentações eles foram homenageados pela direção da biblioteca. Uma poesia de Drummond foi declamada pela professora Kakau.

“Foi uma alegria ver aqui tantas pessoas do meio artístico-cultural da cidade e região; gente especial que marcou e continua marcando as páginas culturais da nossa história”, disse a coordenadora da biblioteca, para quem o retorno da escultura de Carlos Drummond de Andrade ao seu local de origem tem um significado importante para a cultura de Timóteo.

Para o professor, vice-prefeito e secretário de Educação de Timóteo, José Vespasiano ‘Vespa’, a solenidade na biblioteca resgatou um pouco da história de Timóteo e também reafirmou o compromisso da atual gestão com a cultura da cidade.

Divulgação/ACS PMT
A estátua de Drummond foi totalmente restauradaA estátua de Drummond foi totalmente restaurada
‘O retorno da escultura de Carlos Drummond de Andrade era um compromisso que assumimos e que se tornou realidade. Isso demonstra o comprometimento que temos com a nossa história, e deixa claro que vamos continuar trabalhando pela cidade’, citou.

Para o prefeito Douglas Willkys, aquele momento na biblioteca era muito especial para todos. Afinal, há seis anos a estátua estava guardada no almoxarifado, depois de sofrer atos de vandalismo que arrancaram uma das pernas da escultura.

‘O valor gasto para restaurar a escultura e trazê-la de volta ao local de origem foi pequeno diante da grandiosidade e significado deste momento’, citou o prefeito, referindo-se ao reencontro de pessoas ligadas à cultura de Timóteo.

O município investiu R$ 40 mil na restauração da escultura e nas obras de revitalização, incluindo a pintura interna e externa do prédio da biblioteca.

Douglas também enfatizou ver reacendido seu sonho de que Timóteo volte a ser um grande polo cultural. Para transformar esse desejo em realidade, ele lembrou a reativação do Conselho Municipal de Cultura, que permitirá ações efetivas para o desenvolvimento de projetos na área cultural.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

19 de março, 2019 | 21:23

“Parabéns à atual administração pela iniciativa, especialmente para o companheiro Vespa. Para os admiradores da poesia drummondiana, deixo estes lindos e atualíssimos versos de um Poeta Ateu: "Os romeiros sobem a ladeira// [...] Meu Bom Jesus que tudo podeis,/ humildemente te peço uma graça./ Sarai-me, Senhor, e não desta lepra,/ do amor que eu tenho e ninguém me tem.// Senhor, meu amo, dai-me dinheiro,/ muito dinheiro para eu comprar/ aquilo que é caro mas é gostoso/ e na minha terra ninguém não possui.// Jesus meu Deus pregado na cruz,/ me dá coragem para eu matar/ um que me amola de dia e de noite/ e diz gracinhas à minha mulher.// Jesus Jesus piedade de mim./ Ladrão eu sou mas não sou ruim não./ Porque me perseguem não posso dizer./ Não quero ser preso, Jesus ó meu santo.// Os romeiro pedem com os olhos,/ pedem com a boca, pedem com as mãos./ Jesus já cansado de tanto pedido/ dorme sonhando com outra humanidade".”

Envie seu Comentário