Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de março, de 2019 | 09:58

Contos Locais terá Bia Bedran

Projeto irá a Ferros, Santa Maria de Itabira e São Domingos do Prata

A oficina de contação de histórias de Bia Bedran no Projeto Contos Locais foi confirmada. O projeto, viabilizado pelo Ministério da Cidadania (Lei Federal de Incentivo à Cultura) com apoio da Cenibra, é uma realização da MC Produção e está entrando na terceira edição.

A compositora, cantora, atriz e educadora musical Beatriz Martini Bedran é conhecida pelo nome artístico de Bia Bedran. Ela é um dos ícones da arte de contar histórias de forma encantadora, usando técnicas educacionais.

Dani Dornelas/ACS Cenibra
Éderson Caldas com educadoras de São Domingos do PrataÉderson Caldas com educadoras de São Domingos do Prata
Com o tema ‘A arte de cantar e contar histórias’ ela fará uma dinâmica com os educadores de Ferros no dia 10 de abril, no Centro Cultural Roberto Drummond. E no dia 11 de abril estará na Fundação Monique Leclercq, em São Domingos do Prata.

Dentro da fase de planejamento e alinhamento do Projeto, a produção dos Contos Locais esteve em São Domingos do Prata no dia 13 de março. A equipe se reuniu com a secretária municipal de Educação, Maria do Perpétuo Socorro de Castro Freitas Pereira Lutfala.

Também participaram da reunião as diretoras Rosemary Drumond (Escola Municipal Durval Mendes) e Maria Bernardete Pereira Gomes Fraga (Escola Estadual Coronel Francisco Rola), além de professoras da rede municipal.

“Apresentamos o projeto, o cronograma e a metodologia de trabalho aos profissionais ligados à educação, cultura e artes, bem como os resultados positivos para os indicadores de educação dos municípios atendidos”, disse Éderson Caldas, produtor e proponente do projeto.

‘Esse trabalho vai resgatar muitas histórias que são contadas por gerações e estão até agora só na memória das pessoas. Assim essas histórias ficarão registradas de fato’, disse a secretária Maria do Perpétuo Socorro.

A produção dos Contos Locais também visitou a Fundação Monique Leclercq, que receberá a oficina de Bia Bedran para capacitação de professores que vão orientar os alunos nas pesquisas de campo.

Dani Dornelas/ACS Cenibra
Bia Bedran vai ministrar oficina sobre a arte de contar históriasBia Bedran vai ministrar oficina sobre a arte de contar histórias
Wilson Liberato, presidente do Conselho de Diretores da Fundação Monique Leclercq, diz que a oficina de Bia Bedran irá fortalecer o trabalho da entidade, onde 251 crianças e adolescentes têm acesso a atividades esportivas, culturais e artísticas.

‘Agradecemos antecipadamente pela oportunidade que nossos alunos terão, de conhecer uma escritora e artista famosa assim tão de perto’, diz Wilson, destacando ainda a importância do município poder resgatar as histórias perdidas, que serão compiladas em um livro que vai tornar esses contos acessíveis para todos os prateanos.

O trabalho proposto pelo projeto Contos Locais consiste em produzir livros de contos com histórias de comunidades, após uma pesquisa com moradores, realizada por adolescentes e professores dos municípios.

Com isso, busca-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais.

Patrocinado pela Cenibra, o projeto promove a cultura em municípios do interior do estado mineiro como instrumento de melhoria dos indicadores de educação e cidadania.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário