19 de março, de 2019 | 04:03

Outono deve iniciar quente e chuvoso no Vale do Aço

Tais condições são decorrentes da atuação fraca do fenômeno El Niño, segundo o climatologista Ruibran dos Reis

Wôlmer Ezequiel
A nova estação deve chegar com chuva moderada ao Vale do AçoA nova estação deve chegar com chuva moderada ao Vale do Aço

Após três meses, o Verão chega ao fim e inicia-se, na quarta-feira (20), o Outono. Os primeiros dias da estação devem ser de temperaturas elevadas e chuva em todo o Vale do Aço. Tais condições são decorrentes da atuação fraca do fenômeno El Niño, segundo o climatologista Ruibran dos Reis.

“A estação terá o solstício às 18h58 da quarta-feira. De início, chegará uma frente fria com chuva para a região. Mas estamos esperando um outono mais úmido e com temperaturas em torno de 2ºC a 3ºC acima do normal. Será um Outono mais quente porque o El Niño está fraco, mas ainda está atuando. Então, as massas de ar polar e quedas acentuadas da temperatura ainda irão demorar para ocorrer, será mais para meados de junho. A temperatura média da estação deve variar entre 19ºC a 32Cº”, ressalta Ruibran.

O climatologista ainda destaca que a chuva deve cair com menos intensidade, em comparação aos últimos registros na região. “A probabilidade é de que tenha raios e ventos, mas com chuva menos forte do que foi nos dias anteriores. Até o fim de março terão pancadas moderadas. Chuvisco deve ocorrer até o término do Outono, pois frentes frias devem passar pelo litoral da região Sudestes, o que trará muita nebulosidade para a região, podendo chover em maio e junho ainda”.

Verão seco

O Verão 2018-2019 foi um dos mais secos nos últimos anos na região do Vale do Aço, segundo o especialista. “Dos três meses da estação, apenas em fevereiro tivemos um volume de chuva significativo, de 20% a 30% acima da média. Em janeiro, não choveu quase nada e março fechou o Verão com índice pluviométrico abaixo da média. Um dos Verões mais secos que tivemos na história. Isto também se deve ao El Niño, que durante o Verão estava com intensidade moderada. Até maio, este fenômeno acaba e daí as temperaturas mais baixas ficarão para o inverno mesmo”, pontua.

Calor em Minas

Segundo Ruibran, as altas temperaturas devem prevalecer em todo o Leste, Nordeste e Norte de Minas Gerais. “Nestas regiões, o calor será intenso ainda no outono. Para se ter uma ideia, no Vale do Jequitinhonha, a temperatura nesta semana está próxima dos 40ºC”, informa o especialista.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário