Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de março, de 2019 | 07:10

Hospital encerra contrato com SUS em Bom Jesus do Galho e pacientes vão para outras cidades

Desligamento do hospital com o SUS foi solicitado em novembro; proprietário alega que atrasos em repasses pelo estado e município inviabilizou atendimentos

Rádio Cidade Caratinga
O hospital não atende pacientes do SUS desde o dia 1º de marçoO hospital não atende pacientes do SUS desde o dia 1º de março

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Bom Jesus do Galho, município localizado a 75 km de Ipatinga, estão sem atendimento hospitalar de urgência e emergência. O Hospital da Associação Mineira de Assistência à Saúde (Aminas) encerrou suas atividades pelo SUS no dia 1º de março. Desde então, os usuários da rede pública são encaminhados para unidades hospitalares de cidades próximas.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio da Silva, informou ao Diário do Aço que o desligamento do hospital com o SUS foi solicitado em novembro. "A administração do hospital protocolou junto à Gerência Regional de Saúde e Ministério Público em novembro, esperou os quatro meses previsto em lei e encerrou as atividades. Então foi um pedido feito pelo proprietário do hospital", ressalta Luiz.

O secretário pontua que um ambulatório será implantado ainda na próxima semana para a estabilização dos pacientes. "Estamos montando o ambulatório 24h para atender a demanda de urgência e emergência. O intuito é estabilizar o quadro dos pacientes e transferi-lo para um hospital. Já estamos na fase final, o ambulatório funcionará no Centro de Especialidades e estamos realizando a contratação dos médicos e demais funcionários", explica.
A equipe do Diário do Aço procurou a administração do Hospital Aminas, que se limitou a dizer que os convênios com o SUS foram encerrados devido ao atraso de repasses, do município e do Estado de Minas Gerais. A administração afirmou que lamenta o fato, mas que a decisão foi tomada para manter a empresa em funcionamento.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a dívida do estado com a instituição hospitalar é de R$ 175 mil. "Desse total, foi autorizado, na quarta-feira (13), o repasse para a instituição no valor de R$ 50 mil, referente ao Programa Rede de Resposta Hospitalar. O pagamento se encontra em processamento e será compensado de acordo com a compensação bancária. A expectativa é que o restante do débito seja quitado o quanto antes", completa a nota da secretaria enviada ao Diário do Aço.

Até o fechamento desta edição, a administração de Bom Jesus do Galho não confirmou se ainda há pendências financeiras com a o Hospital Aminas.

Vizinhos

A administração municipal de Caratinga informou que, desde o encerramento do contrato entre o Hospital Aminas e o SUS, pacientes de Bom Jesus do Galho e municípios vizinhos são reencaminhados para outros locais.

"Os 13 municípios da microrregião que eram assistidos via SUS pelo Hospital Aminas são encaminhados para os outros equipamentos de saúde da região, por exemplo, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Cada município direciona os pacientes conforme demanda e possibilidade de acesso", completa a nota enviada pelo governo municipal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário