Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de março, de 2019 | 08:32

Policial militar é condenado por morte de ex-mulher em Ipatinga

Em sua última decisão na Semana da Justiça pela Paz em Casa, juiz destaca gravidade de crime

Divulgação TJMG
O soldado PM Victor Emmanuel já tinha sido levado a julgamento por outros assassinatos, e tinha sido absolvido O soldado PM Victor Emmanuel já tinha sido levado a julgamento por outros assassinatos, e tinha sido absolvido

O juiz Murilo Silvio de Abreu, do 1º Tribunal do Júri, decretou no início da noite de sexta-feira (15), a prisão do policial militar Victor Emmanuel Miranda de Andrade, de 31 anos, por morte da ex-mulher, Francislaine Simões Oliveira Andrade, de 24 anos, crime praticado em Ipatinga.

A prisão foi decretada após a condenação dele pelos jurados, que acataram a tese da acusação de homicídio duplamente qualificado, motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. O juiz estabeleceu a pena em 18 anos e 10 meses de prisão, em regime fechado.

Apesar de o réu ter respondido em liberdade, o juiz considerou o crime extremamente grave, por ter sido cometido por vingança contra a ex-mulher, mediante simulação de um assalto e por um policial militar em atividade, o que classificou como inaceitável.

Ao negar ao acusado o direito de recorrer em liberdade, o juiz destacou que o agente público é pago para defender a sociedade, e não o contrário. A liberdade do acusado, segundo a decisão, atenta contra a ordem pública e pode oferecer ainda risco de intimidação para a família da vítima.

Denúncia

Ja, no caso do assassinado da ex-mulher, de acordo com a denúncia do Ministério Público, em 11 de março de 2007, inconformado com a separação, Victor Emmanuel simulou um assalto no antigo Century Hotel, no bairro Ferroviários, em Ipatinga, onde a ex-mulher dele trabalhava. Após mandar os demais presentes se deitarem no chão, Victor atirou quatro vezes contra a cabeça de Francislaine Simões, que morreu na hora.

O crime foi praticado em Ipatinga, mas o Júri foi desaforado para a Comarca de Belo Horizonte. Isso aconteceu pelo fato de o réu ser policial militar e já ser réu em outros crimes de homicídio. O MP entendeu que os fatos poderiam comprometer a imparcialidade do Conselho de Sentença.

Moto verde

Victor era soldado da Polícia Militar e foi lotado no 14º Batalhão, em Ipatinga. O nome dele era associado a uma lenda, a do "justiceiro da moto verde", fato que, para o Ministério Público não passava de um mito, pois as pessoas assassinadas pelo atirador na tal moto, envolvidas com o mundo do crime, morreram pelo fato de terem batido de frente com outro grupo criminoso.

Ademais, as investigações nunca concluíram se, de fato era o policial o homem na moto. Os crimes foram investigados em 2013, depois do assassinato do repórter Rodrigo Neto, por uma força-tarefa da Polícia Civil de Minas Gerais. O soldado constava na lista de policiais investigados por crimes contra a vida, praticados no Vale do Aço, casos que nunca tiveram uma conclusão e cuja apuração era cobrada frequentemente pelo repórter.

Rodrigo Neto foi assassinado na noite de 8 de março de 2013, por uma dupla em uma motocicleta, na avenida Selim José de Sales. Um policial civil e um pistoleiro foram presos e sentenciados à prisão por esse crime. Os mandantes nunca foram revelados. (Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional – TJMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juracy Antônio

18 de março, 2019 | 14:08

“Cadê o pessoal da rua Esther ?? Vai ficar em puni? Vamos Gaeco .... tá fácil .... só ir não rua Esther e no panorama ... povo bandido acham que são Deus .. a casa vai cair pra vcs ?”

Carlito Natal

18 de março, 2019 | 13:54

“Gente , essa Gaeco é a melhor coisa que aconteceu vale do aço , imploro em nome das famílias , das vítimas , esse moço não tá sozinho ... tem delegado meio tem comparsa , tem empresário ..... só investigar ... tá fácil . Tem um tal de J....... ?-/ muito fácil ....”

Iceberg

18 de março, 2019 | 11:52

“É só a ponta do iceberg se o juiz procurar acha mais miliciano fingindo ser policial honesto.”

Ze do Reves

17 de março, 2019 | 09:09

“Falta o capacho dele!! O caçador . Bandido , assaltante . Todos sabem quem é -”

Justiça

16 de março, 2019 | 09:20

“Até que enfim a justiça foi feita espero que esse psicopata seja exonerado da corporação onde tem policiais honestos de bem que protege a sociedade um homem que mata a mãe do próprio filho dele por não aceitar a separação não merece ser policial esse cara é um psicopata matou várias pessoas em Ipatinga deu sorte que aqui em Ipatinga tem um corpo de jurados covarde com medo absolveram ele mais dessa vez deu ruim né”

Envie seu Comentário