14 de março, de 2019 | 15:19

Clássico é clássico

Aurélio Caixeta

Divulgação
Aurélio CaixetaAurélio Caixeta
CLÁSSICO É CLÁSSICO
Tanto para o Atlético quanto para o América, o jogo de domingo, pela 10ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, será o mais importante do ano. É jogo de líder contra vice-líder, e a vitória vale uma importante vantagem nas finais. No ano passado o Cruzeiro se beneficiou da mesma vantagem, ou seja, mesmo perdendo de 3 x 1 para o Galo na primeira partida, foi campeão ao vencer a segunda por 2 x 0.

Por tudo isso, nada mesmo, nem sequer os resultados negativos do Atlético na Libertadores, tiram a expectativa para esse jogo de domingo às 16h, no Mineirão, que terá casa cheia.

A expectativa era que o invito América, que depois de remontar o time todo vem fazendo uma excelente campanha, iria enfrentar o time alternativo que vem vencendo e convencendo no campeonato. Porém, é claro que o técnico Levir Culpi vai mandar a campo o time titular, mesclado com os melhores valores do time.

Digo isso porque foi o que ele fez no final do 2º tempo da derrota de 1 x 0 para o Nacional, no Uruguai. E ele está certo. Quem não está rendendo o que pode e precisa tem mais é que sair do time, mesmo que se chame Ricardo Oliveira. Penso que, em caso de uma derrota domingo, a situação de Levir Culpe ficará insustentável, mesmo porque ele não quer nunca mais ser chamado de Levice.

O América não tem culpa da turbulência que o adversário vive, e cabe ao grupo que está invicto usar toda a experiência do técnico Givanildo para enfrentar o time modificado do Galo o domingo. É preciso ter calma e competência para fazer um bom jogo no Mineirão, sair com uma vitória e ficar próximo de ser um dos finalistas desse ano, quebrando a mesmice de finais entre Atlético e Cruzeiro. Como já dizia o Cafunga, clássico é clássico, e vice e versa.

MODULO B
O Tigrão ainda não jogou a toalha e está trabalhando muito para achar o caminho das vitórias. Com a chegada de reforços com a característica que o técnico Gerson Evaristo quer e com a união do grupo, a diretoria e parte da torcida ainda sonham com a classificação, que matematicamente ainda é possível. Faltam 15 pontos a serem disputados em cinco jogos, sendo dois em casa e três fora. Depois da realização da última rodada, a 11ª, dia 16 de abril, os quatro classificados ao mata-mata estarão definidos, além de um que vai cair para a terceira divisão.

Por ironia do destino, o ultimo confronto do Tigrão será contra o time que foi montado pelo técnico Gerson Evaristo, o Serranense, em Nova Serrana, na Arena do Calçado. Será o criador contra a cria. Portanto, ainda tem muita emoção para rolar. Se o Tigre vai se classificar ou não, isso eu não sei. Mas também acredito que cair ele não vai.

Gostei da movimentação que vi no treino realizado no Ipatingão na quarta-feira (13). Vi muito empenho em campo e boa atuação dos novos contratados, o atacante Fabinho, o meia Andrei, um bom camisa 10, e o volante Diogo, muito seguro na frente da zaga. Some-se a isso o fato do atacante Rafamar e o zagueiro Ulisses já estarem na fase final de recuperação, podendo reforçar a equipe nos próximos jogos. Vamos que vamos, Tigrão.

COPA DA MATTA DE ESCOLINHAS
Após a realização da 3ª rodada, esse campeonato das categorias de base está sendo um grande sucesso, com uma chuva de gols e apresentando muito equilíbrio. Sinal de que o trabalho realizado nas escolinhas da região está sendo feito com competência. Só na ultima rodada foram marcados 83 gols em 15 partidas, o que dá uma média alta, de 5,53 gols por jogo.

Neste sábado (16), às 8h, acontecerá a 4ª rodada, com os seguintes jogos: Benfica X Usipa; Ideal x Consep; RPS X Ipatinga; Acesita x Beira Rio e União x Sevale, em todas as categorias.

UMAS E OUTRAS...
- Para não dizer que não falei sobre Libertadores, vamos lá. Todos sabem que o Jogo do Cruzeiro contra o Deportivo Lara será dia 27, no Mineirão. Até ai tudo bem. O que complica é saber que o Cruzeiro terá que ir à Venezuela. Aí é que mora o perigo.

- A Liespe começa o ano a todo vapor, preparando a realização da 1ª fase dos Jogos Estudantis de Minas Gerais - JEMG, que esse ano bateu o recorde de inscrições: vão participar escolas da rede pública e particular de 839 cidades mineiras. É mole?

- Para quem gosta de futebol de veteranos da categoria Hiper Máster, com atletas acima de 55 anos, vem aí a 4ª rodada da Copa Percy Gonçalves, com os seguintes jogos: Aposentados x Ipanema, no Campo do Jabaquara, e Industrial e União, no campo do Industrial, os dois jogos no domingo de manhã. Ipaminas x Iguaçu vão se enfrentar no campo do Ipaminas. O atacante Peneneco, do Industrial, está contundido e desfalca o time do técnico Marcelus. Dizem os especialistas que é por isso que o time, cheio de craques, não esta ganhando.

- O técnico Ney da Matta está fazendo um excelente trabalho no CRAC de Catalão, que está classificado com duas rodadas de antecedência para o mata-mata das quartas de final. De lá ele acompanha o Tigrão, equipe que ainda tem planos de voltar a dirigir. Manda bala aí, Ney. Ganha esse campeonato ai, depois a gente conversa.

- Você poderá acompanhar o jogo Coimbra x Ipatinga nesse sábado (16), a partir das 16h, direto da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela TV Cultura, TV Caravelas, TV Ipatinga e fanpage do Bola na Área. A narração será de Silvio Junior, com reportagens de Fabricio Pereira. Um trabalho de fôlego, muito caro e difícil, mas que tem à frente uma equipe de ouro, que não desiste nunca.

Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário