Programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale completa quatro anos

Atualmente 54 municípios são atendidos; iniciativa permitiu a recuperação de mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais

Edmar Rosa


Solenidade na quarta-feira marcou os quatro anos do programa e a chada de novos participantes

Diretores e integrantes da equipe responsável pelo programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale se reuniram na tarde desta quarta-feira (13) para a assinatura dos contratos de coparticipação de 54 municípios, dentre os quais, 18 novos participantes. A ação marca a comemoração do aniversário de quatro anos do programa, que já beneficiou 1,3 milhão de pessoas em toda a região do Vale do Aço, e é realizada pela Usiminas em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço.

A Usiminas divulga que, com a chegada dos novos municípios, a iniciativa começa a ser aplicada fora da região de origem e mostra potencial para crescer e agregar mais ações em um grande "guarda-chuva de cooperação" entre empresa, poder público e comunidades. “O programa cresceu mostrando resultados visíveis e mudando a realidade das pessoas de diversas comunidades rurais. E o que foi pensado como uma contrapartida se tornou um programa independente, o ‘Todos pela Água’, que vem ganhado visibilidade e se tornando uma ação de grande impacto para a sociedade”, avalia Túlio Chipolleti, vice-presidente Industrial da Usiminas.

E foi em razão desse crescimento das ações sociais e ambientais, ligadas ao Caminhos do Vale, que a Usiminas decidiu reestruturar sua forma de atuação socioambiental e agrupar as diversas iniciativas em um eixo chamado Mobiliza. “Dessa maneira, organizamos as ações de modo independente para facilitar o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantimos uma unidade em busca dos objetivos definidos pela empresa”, conta o vice-presidente.

Em quatro anos, o Mobiliza pelos Caminhos do Vale apresentou, entre outros resultados, a recuperação de mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais e outros 80 quilômetros de vias urbanas em 36 municípios. O trabalho nas estradas é realizado utilizando o agregado siderúrgico – coproduto resultante da fabricação do aço – especialmente tratado para esse fim. Como contrapartida à doação do material pela Usiminas, as cidades participantes realizam a recuperação de nascentes e outras iniciativas socioambientais, com a participação das comunidades diretamente beneficiadas e também estudantes da rede pública de ensino. O resultado é a identificação, revitalização e proteção de quase 1.500 nascentes. No âmbito do programa Todos pela Água, a Usiminas contratou o Instituto Interagir, especializado no tema, para realizar a gestão das nascentes e capacitar as prefeituras parceiras.

O presidente da Amva/Cimva e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira, ressaltou que o programa melhorou sensivelmente estradas rurais. Ele considera o “Caminhos do Vale” um dos programas mais importantes para a região, com reflexo na integração das comunidades, no atendimento da saúde, segurança e limpeza pública rurais, regularidade das aulas e escoamento da produção. “A Usiminas, mais uma vez, mostra sensibilidade ao nos ajudar a resolver um problema que parecia não ter solução. A interrupção das aulas, por exemplo, é coisa do passado. Por isso, não abrimos mão desta parceria”, disse Silveira.

Para 2019, a expectativa é distribuir cerca de 900 mil toneladas de agregado siderúrgico para a pavimentação de aproximadamente 650 quilômetros de estradas, informa a empresa.
Cidades participantes

1 Açucena
2 Águas Formosas
3 Alvinópolis
4 Antônio Dias
5 Belo Oriente
6 Bom Jesus do Galho - Revés
7 Braúnas
8 Bugre
9 Caratinga
10 Coimbra
11 Coronel Fabriciano
12 Córrego Novo
13 Dionísio
14 Dom Cavati
15 Dores de Guanhães
16 Engenheiro Caldas
17 Entre Folhas
18 Governador Valadares
19 Inhapim
20 Ipaba
21 Ipatinga
22 Itambacuri
23 Itanhomi
24 Jaguaraçu
25 Jenipapo de Minas
26 Joanésia
27 Ladainha
28 Malacacheta
29 Manhuaçu
30 Manhumirim
31 Marliéria
32 Mesquita
33 Naque
34 Nova Era
35 Periquito
36 Piedade de Caratinga
37 Pingo D'agua
38 Poté
39 Santa Rita de Minas
40 Santana do Paraíso
41 São Domingos das Dores
42 São Domingos do Prata
43 São Geraldo da Piedade
44 São João do Oriente
45 São José da Safira
46 São José do Goiabal
47 Sem Peixe
48 Sobrália
49 Taipé
50 Tarumirim

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO