13 de março, de 2019 | 13:04

Locomotivas: Na Era dos Trilhos’

Estação Memória recebe exposição com fatos históricos sobre ferrovias

Secom/PMI
A exposição coincide com o mês de aniversário da ?Estação Memória?A exposição coincide com o mês de aniversário da ?Estação Memória?
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, inaugurou na terça-feira (12) na Estação Memória Zeza Souto, no centro da cidade, a exposição ‘Locomotivas: Na Era dos Trilhos’, uma interessante mostra fotográfica que retrata a história das ferrovias e locomotivas de diversos tamanhos e modelos.

Os apaixonados por trem de ferro vão ver recortes curiosos envolvendo a trajetória das ferrovias em todo o Brasil, com destaque para um espaço dedicado à cidade de Ipatinga.

Há registros desde a desativação da Estação de Pedra Mole, situada entre os bairros Cariru e Castelo (e que está sendo restaurada atualmente), no ano de 1930, passando pela inauguração da Estação Ipatinga (onde hoje está a Estação Memória), que funcionou até 1951.

Secom/PMI
O público poderá ver recortes curiosos da trajetória das ferroviasO público poderá ver recortes curiosos da trajetória das ferrovias
Quem visita a exposição tem ainda a oportunidade de acompanhar um resumo da história em vídeo. A exposição irá até o dia 29 de março e coincide com o mês de aniversário da Estação Memória.

Muitas pessoas passaram pelo local no primeiro dia da exposição. Entre eles, Daniel de Oliveira Mendes, de 67 anos, aposentado pela Usiminas e morador do bairro Vila Formosa. Ele disse que visitar a mostra foi como se um filme passasse em sua memória.

“Moro aqui desde 1960 e lembro muito bem da Maria Fumaça. Sempre que ela se aproximava da estação o maquinista disparava aquela buzina e saía aquele marcante vapor enfumaçado. As pessoas chegavam até a se assustar e a criançada saía correndo”, recorda.

“Essa iniciativa da Prefeitura foi muito boa porque é uma oportunidade de colocar os mais jovens em contato com uma parte importante da história da nossa cidade que muitos desconhecem”, concluiu Daniel.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário