Gastronomia descomplicada

Receitas culinárias fáceis e práticas para se fazer em casa

GB Imagem


Gaspacho é uma delícia preparada à base de tomate. Experimente, e vai se surpreender!
Gaspacho

INGREDIENTES:
1 quilo de tomates tipo italiano bem maduro, cortado em cubos grandes; 2 pimentões vermelhos cortados em fatias grossas; 2 cebolas cortadas em cubo; 2 dentes de alho descascados e cortados ao meio; 1/2 xícara (chá) de salsinha, cebolinha e alecrim; 1/2 xícara (chá) de azeite; 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico; 2 pepinos picados com casca; 1 xícara (chá) de suco de laranja; sal e pimenta-do-reino a gosto; 6 cubos de gelo.

MODO DE PREPARO:
Em um refratário, coloque os tomates, os pimentões, as cebolas, o alho, as ervas, o azeite e o vinagre seis horas antes de servir. Tempere tudo com sal e pimenta, misture, cubra com papel-filme e leve à geladeira.

Pouco antes de servir, retire as ervas que estiverem escuras e processe a mistura no liquidificador, junto com o gelo, pepinos e suco de laranja. Se necessário, bata em duas etapas. Corrija a acidez com pitadas de açúcar. Sirva bem gelado.

////

GB Imagem


A Tortilla Espanhola é fácil de ser preparada. Vai bem na hora da refeição ou do lanche
Tortilla Espanhola

INGREDIENTES:
4 ovos; 4 batatas médias; 1/2 cebola cortada em cubos; sal a gosto; azeite de oliva.

MODO DE PREPARO:
Descasque e corte as batatas em pedaços. Coloque azeite numa frigideira funda, junte as batatas e a cebola – o azeite deve cobrir as batatas. Frite até a batata amolecer. Passe as batatas e as cebolas no escorredor para retirar o excesso de azeite.

Numa tigela, bata os ovos, junte a mistura de batatas escorridas e tempere com sal a gosto. Volte à mistura para frigideira e frite até dourar do lado de baixo, vire a Tortilla com a ajuda de um prato e doure também o outro lado. Sirva a seguir.

Variação: A Tortilla pode ser servida acompanhada de pão e molho feito com 1 ovo; 1 dente de alho picado; 250 ml de óleo de milho; sal a gosto. Bata no liquidificador, primeiro o ovo, o sal, o alho e vá acrescentando o óleo em fio. Bata até engrossar. Sirva a seguir.

////

Espeto de Frango e Cogumelos

INGREDIENTES:
Coxas de frango; cogumelos grandes e frescos. Tempero: 1/2 xícara de vinho branco seco; 1/2 xícara (chã) de cebola picadinha; 1/4 de xícara (chá) de óleo; 1 colher e 1/2 (chá) de alecrim seco; sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, misture os ingredientes do tempero e junte as coxas de frango. Deixe marinar durante 2 a 3 horas. Retire a carne do tempero e ponha no espeto, alternando com os cogumelos. Coloque sobre a grelha quente. Regue constantemente com o tempero virando sempre o espeto para que asse por igual. Sirva quente.

////

Molho Rápido para Saladas

INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de maionese; 1 colher (sopa) de mostarda; picles variados picadinhos; 1 ovo cozido e picado.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, bata a maionese com a mostarda até ficar bem homogêneo. Acrescente os picles e o ovo picado. Misture bem e sirva a seguir. Se preferir, incremente com salsinha picada e pimenta-do-reino moída na hora.

////

Bananas em Neve
Descasque 1 dúzia de bananas prata. Corte-as em fatias no sentido do comprimento. Arrume-as em um refratário untado, em camadas, polvilhando sempre com açúcar e canela. Bata 6 claras em neve, em picos firmes. Coloque sobre as bananas e polvilhe as claras com bastante açúcar. Leve ao forno preaquecido alto e deixe assar até ficar dourado. Sirva a seguir.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO