12 de março, de 2019 | 16:00

Remarcação de perícias causa indignação aos usuários do INSS em Ipatinga

Em nota enviada ao Diário do Aço, o INSS ressaltou que sempre empenha esforços para cumprir com eficiência sua missão

Wôlmer Ezequiel
Segurados saíram da agência sem passar pelo procedimento de perícia médicaSegurados saíram da agência sem passar pelo procedimento de perícia médica

Diversos usuários da agência da Previdência Social em Ipatinga, vinculada ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), tiveram as perícias remarcadas sem aviso prévio nesta semana. Algumas perícias foram remarcadas somente para o mês de abril. Os segurados relatam transtornos de toda ordem com a remarcação.

Uma das consultas remarcadas foi da auxiliar administrativa Elisângela Gonçalves de Sousa. A profissional disse ao Diário do Aço que o atendimento dentro da agência foi confuso e com informações desencontradas. ‘Na segunda-feira (11), estive na agência do INSS em Ipatinga na parte da manhã. Houve uma queda de energia e os servidores pediram para a gente aguardar. Depois de meia hora a energia voltou e eles nos informaram que as perícias seriam remarcadas para não atrasar o serviço do médico. Porém, descobrimos que as perícias já estavam remarcadas. Os funcionários já trouxeram um monte de documentos com as perícias remarcadas. Fomos informados de que o médico que nos atenderia estava de licença’, explica.

Para Elisângela, o atendimento da agência necessita de readequações para não prejudicar o trabalhador. ‘Se a perícia é remarcada para daqui um mês, certamente haverá algum problema entre o empregado e empresa. O INSS irá pagar a pessoa afastada, mas gera desgaste. Já que não foi um problema de documentos dos usuários, creio que estas perícias deveriam ser reagendadas ao longo das próximas semanas, para não impactar tanto. Nós buscamos a gerência da agência, mas nos foi passado que a chefia responsável pela perícia médica fica em Brasília, isso dificulta o usuário a fazer alguma reclamação no local’, avalia a profissional.

Resposta

Em nota enviada ao Diário do Aço, o INSS ressaltou que sempre empenha esforços para cumprir com eficiência sua missão, que é ‘garantir proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social’.

A Assessoria de Comunicação ainda informou que remarcações pontuais ocorreram na Agência de Previdência Social em Ipatinga em março, por eventualidades, como licenças de servidores, queda de energia elétrica, entre outras questões isoladas.

‘O Instituto entrou em contato com os cidadãos agendados, propondo uma nova data para realização da perícia, e resguardando a data de entrada de requerimento, que garante o pagamento dos benefícios a partir do primeiro contato/atendimento com o INSS, quando o requerente cumpre os requisitos legais para a concessão dos benefícios previdenciários’, explicou a assessoria.

Na resposta ao jornal, a assessoria do INSS detalhou que especificamente na manhã do dia 11 (segunda-feira), a agência do INSS em Ipatinga ficou sem energia elétrica por um período e, por isso, impossibilitada de atender a todas as perícias médicas agendadas para essa data. ‘É importante observar que a Autarquia remaneja sua mão-de-obra, quando necessário, para manter a prestação do serviço público e os cidadãos podem ser atendidos em todas as Agências da região - Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Nossos canais estão à disposição: telefone 135 ou pelo site do INSS - www.inss.gov.br’, conclui a nota. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Johnata de Almeida Sena

13 de setembro, 2020 | 00:31

“Eu marquei horário cheguei lá estava fechado e uma pouca vergonha !”

Wagner

22 de junho, 2020 | 19:22

“Queria saber quando a agência de Ipatinga irá voltar funcionar ,??”

Judson éder Aguiar

12 de março, 2019 | 21:08

“APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA RECLAMAR E DENUNCIAR QUE A AGÊNCIA INSS DE CORONEL FABRICIANO TAMBÉM ESTÁ ATENDENDO OS CONTRIBUINTES COM O MAIOR DESPREZO E INDIGNIDADE HUMANA, COM PORTAS FECHADA IMPEDINDO ENTRADA E MANDANDO TODOS LIGAR NO 135 PARA RESOLVER SUAS QUESTÕES, O QUE É IMPOSSÍVEL PRQ VIA TELEFONE 135 NÃO SE RESOLVE NADA. E O PIOR É QUE NÃO TEMOS UM ÓRGÃO RESPONSÁVEL QUE EXIJA, FISCALIZE OU PUNA O ÓRGÃO PELOS DANOS CAUSADOS AO POVO DE FABRI E/OU DO VALE DO AÇO.”

Envie seu Comentário