09 de março, de 2019 | 10:20

Ipatinga terá apoio técnico do Governo do Estado para ampliação da coleta seletiva

Atualmente, Ipatinga gera em média 4.247 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por mês

Secom-PMI
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Núbia Fernandes, se reuniu com técnicos do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois) e FEAM A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Núbia Fernandes, se reuniu com técnicos do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois) e FEAM

Ipatinga foi selecionada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) entre 19 municípios mineiros que deverão receber apoio técnico e estrutural para investimentos em coleta seletiva, projeto que já funciona de forma embrionária na cidade, desde o ano passado, com a implantação de um projeto piloto em alguns bairros, onde foram instalados coletores de materiais recicláveis em pontos estratégicos.

As primeiras ações realizadas, em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), Vital Engenharia e lideranças comunitárias, foram possíveis com aporte feito pelo Ministério Público de Ipatinga, que canalizou recursos de R$ 240 mil ao Executivo. O valor é proveniente de multas aplicadas em empresas por prática de crimes ambientais.

Porém, parte dos equipamentos foi depredada por vândalos e, recentemente, os coletores foram recolhidos para reformas, higienização e início de uma nova etapa do projeto, que deverá abranger outras comunidades.

Núbia Fernandes Batista, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, destaca que o projeto de coleta seletiva foi iniciado nos bairros Cidade Nobre, Horto e Veneza, sendo os recipientes, devidamente sinalizados e com mascote em evidência, reservados para captação de metais, papeis, plásticos e vidros. “Agora, com esse suporte oferecido pelo governo estadual, acreditamos que teremos subsídios para ampliar a coleta seletiva a toda a cidade, em condições mais favoráveis”.

Ainda segundo Núbia, o município pleiteou o apoio a FEAM no mês de janeiro, “e é muito positivo que tenhamos recebido essa resposta tão rapidamente, sinalizando para possibilidades de reformulação e ampliação das nossas iniciativas”.

Lixo

Atualmente, Ipatinga gera em média 4.247 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por mês. Desse total, cerca de 50 toneladas são recicláveis, que poderiam – e deveriam – ser reaproveitados. Contudo, esse índice hoje é de apenas 1,1%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Boneca

11 de março, 2019 | 08:39

“Caro Luan, concordo em partes com as palavras dela, trabalho próximo a Faculdade Pitágoras, e os próprios vendedores ambulantes fizeram daquelas caixas um verdadeiro "BALDE DE LAVAGEM", todas as noites, eles depositam nas caixas de coletores restos de alimentos, se jogam tudo ali nas caixas, comida, papel, lata, ate mesmo animais mortos moradores já pegou em uma delas.”

Luan

09 de março, 2019 | 17:27

“Já li coisas absurdas, mas dizer que aquelas caixas metálicas foram retiradas por causa do mal uso da populção ai essa diretora zombou da cara da população.”

Envie seu Comentário