09 de março, de 2019 | 07:00

Itens econômicos ficam fora de contraproposta a servidores em Ipatinga

A assessoria da administração de Ipatinga informa que o estado de Minas Gerais deve ao município mais de R$ 120 milhões e que, portanto, as questões de impacto financeiro serão discutidas

Wôlmer Ezequiel
Os servidores promoveram atos na porta da Prefeitura durante cinco dias consecutivos Os servidores promoveram atos na porta da Prefeitura durante cinco dias consecutivos

A administração de Ipatinga repassou aos representantes dos servidores municipais o documento com o posicionamento em relação à campanha salarial de 2019. O prazo para a entrega da contraproposta, estabelecido em acordo com o Ministério Público, encerrou ao meio-dia desta sexta-feira (8).

A assessoria de comunicação da administração municipal de Ipatinga destacou que o documento entregue é uma manifestação de abertura da negociação dos pontos abordados na pauta pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserpi).

Segundo a presidente do Sintserpi, Marcione Menezes, a contraproposta já está em análise pela assessoria técnica da entidade. Marcione também destaca que a pauta financeira ainda deverá ser discutida em reunião na próxima terça-feira (12).

“As questões financeiras como o reajuste salarial ainda serão avaliadas. Elas serão objeto de negociação na reunião do dia 12, exceto a adequação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias com a resolução federal, que já está na Câmara para ser apreciada”, pontua Marcione.

A assessoria da administração de Ipatinga informa que o estado de Minas Gerais deve ao município mais de R$ 120 milhões e que, portanto, as questões de impacto financeiro serão discutidas. Ainda conforme a assessoria, após a regularização dos repasses constitucionais, estes pontos deverão ter andamento.

Em relação a outras demandas como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), uniformes e emissão do comprovante do ponto biométrico, a gestão de Ipatinga já atua para atender estas solicitações, dentro do possível, como afirma a assessoria, que também ressalta que “a expectativa é que a mesa de negociações tenha efeito positivo e a prefeitura conta com o entendimento dos representantes dos servidores para as questões de impacto financeiro, uma vez que, com a falta de repasses, realizar algumas medidas seria imprudente”.

Com a reunião entre o sindicato e governo municipal na terça-feira, a próxima assembleia para análise da contraproposta pelos servidores será realizada na quarta-feira (13). Marcione afirma que a abertura da mesa de diálogos representa avanço para a negociação.

“Estamos satisfeitos porque a gente busca respostas para as nossas pautas desde 2017. O ofício da prefeitura coloca-se disponível para sentar com o Sintserpi e negociar todas as melhorias solicitadas na pauta. Acreditamos que iremos conseguir trabalhar em conjunto. Contudo, quem vai decidir pela aceitação ou não da contraproposta é o trabalhador no dia 13”.

Greve suspensa

Desde o dia 25 de fevereiro, os servidores de Ipatinga estavam em greve com o objetivo de apresentar e negociar diversas reivindicações com o Poder Executivo. As pautas cobradas pelos servidores são referentes à recomposição salarial, pagamento de férias em atraso, implantação do Regime Próprio de Previdência Social, emissão do comprovante do ponto biométrico, entre outras melhorias.

Contudo, o prefeito Nardyello Rocha (MDB) afirmou que não iria negociar caso o movimento grevista não fosse suspenso. Mediante o impasse, o Ministério Público promoveu um acordo entre Poder Executivo e a categoria. O acordo previa a abertura da negociação com a entrega da contraproposta e a suspensão da greve. Até o momento, as partes cumprem o acordo firmado.

Já publicado
Acordo prevê apresentação de contraproposta para servidores suspenderem greve
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário