EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

08 de março, de 2019 | 14:06

Das telonas para a vida real, mulheres conquistam seu espaço

Elas são 55% dos estudantes ingressantes, 57% dos matriculados e 61% dos concluintes dos cursos de graduação

Divulgação Educa Mais Brasil
Dados estatísticos mostram que elas são maioria no ensino superiorDados estatísticos mostram que elas são maioria no ensino superior

Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior mostram a predominância das mulheres nas universidades em relação aos homens. Elas são 55% dos estudantes ingressantes, 57% dos matriculados e 61% dos concluintes dos cursos de graduação. Na licenciatura, por exemplo, 70,6% das matrículas são do sexo feminino.

Na ficção a figura feminina vem ganhando ainda mais espaço - esta semana foi lançado o filme “Capitã Marvel” primeiro da editora que traz uma mulher como protagonista -, fora das telonas elas também mostram a sua força e lutam desbravando o mundo corporativo ocupando profissões que antes eram tidas como masculinas.

Ao escolher seguir uma carreira ainda pouco ocupada por elas é preciso mostrar a super-heroína que há em você e trazer os poderes da personagem Carol Danvers para a vida real como a super-resistência e superforça para não desistir do diploma da profissão que você escolheu. Agora é hora de conferir a lista.

Cursos para concorrer pelo Sisu, Prouni e Fies

Engenharia
Em suas mais diversas ramificações, essa área é uma das que está sendo mais conquistada pelas mulheres. Com foco para a Engenharia Civil, que é uma das mais almejadas atualmente no mercado brasileiro. O curso dura em média cinco anos. As atividades envolvem do planejamento a vistoria e avaliação de obras e serviços referente a edificações como também de sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes.

Jornalismo Esportivo
Mulher no Jornalismo Esportivo? Por que não? O paradigma de que os esportes, principalmente o futebol, faz parte somente do universo masculino já foi derrubado há tempos. Essa especialização da profissão jornalística é um dos campos a ser seguido por elas que optaram por cursar Jornalismo. O curso dura em média 4 anos e a atuação nessa área pode ser executada em diversos meios de comunicação como TV, impresso, rádio e sites de notícias.

Ao escolher seguir uma carreira ainda pouco ocupada por elas é preciso mostrar a super-heroína que há em vocêAo escolher seguir uma carreira ainda pouco ocupada por elas é preciso mostrar a super-heroína que há em você
Tecnologia da Informação
Na Gestão da Tecnologia da Informação elas também estão presentes. O curso pode ser definido como o preparo para a administração de software, hardware, bancos de dados e também de pessoas de uma organização. A maioria dos cursos habilita o estudante na criação, na implementação e na administração de sistemas de informação de dados.

Pilotagem de Aeronaves
Elas também têm conquistado novos voos. O curso de Pilotagem de Aeronaves é uma formação de nível superior com titulação tecnológica que habilita os estudantes para exercer as funções de um piloto completo, capaz de assumir os mais variados tipos de aeronaves, como helicópteros e aviões de diferentes portes. O tempo médio do curso é de dois anos. (Ascom Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário