08 de março, de 2019 | 12:36

'Sebrae Delas' é lançado no Dia das Mulheres

Projeto estimula o empreendedorismo feminino e prevê capacitações para mais de mil mineiras que têm ou pretendem abrir um negócio

Divulgação
Yanne Cristina (E) e Rosimary Marques: O projeto prevê ainda o mapeamento e a identificação de entidades e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino para a criação de uma rede que terá encontros periódicosYanne Cristina (E) e Rosimary Marques: O projeto prevê ainda o mapeamento e a identificação de entidades e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino para a criação de uma rede que terá encontros periódicos

Dos 52 milhões de empreendedores no Brasil, 45% são mulheres. De acordo com a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), são aproximadamente 24 milhões de empreendedoras ou mulheres que estão envolvidas na criação de um negócio. Para estimular cada vez o empreendedorismo feminino, foi criado o Sebrae Delas. O projeto, que será lançado no Dia das Mulheres (8/3), integra as ações do Sebrae Minas para incentivar, apoiar e orientar mulheres que transformam sonhos em oportunidades de negócios.

A previsão do projeto é capacitar mais de mil empreendedoras de norte a sul de Minas Gerais em palestras, encontros, workshops e eventos empresariais. Além disso, 200 mulheres que desejam abrir um negócio ou que pretendem melhorar a gestão da empresa receberão acompanhamento, durante dois anos, para aprimoramento dos negócios com soluções de presenciais e digitais em gestão, inovação e acesso à mercados, estimulando a ideação e prototipação e desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais).

'Iremos atuar em três frentes: sensibilização, articulação e fortalecimento de rede e atendimento e relacionamento. O primeiro passo será mobilizar instituições públicas e privadas, além de pessoas estratégicas sobre a importância da equidade de gêneros e a criação de políticas efetivas que promovam a competitividade empresarial de pequenos negócios comandados por mulheres', explica a analista do Sebrae Minas, Rachel Dornellas.

O projeto prevê ainda o mapeamento e a identificação de entidades e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino para a criação de uma rede que terá encontros periódicos para propor e validar uma agenda de atividades voltada para as empreendedoras. Além disso, serão promovidos pitchs, meet up, design thinking, webinários, lives, hackatons, maratonas de negócios, palestras e talk shows, entre outros eventos.

No universo do empreendedorismo feminino, um dos serviços que mais movimenta o mercado é o de cabeleireiro e tratamentos de beleza. O segmento representa 10,4% atividades empreendedoras femininas no país. Yanne Cristina Silva Lima é uma delas. Há 4 anos, a proprietária de um espaço de beleza da cidade de Timóteo decidiu trocar a rotina como técnica de enfermagem nos blocos cirúrgicos, para cuidar da aparência das mulheres em casa. Viu na demanda do mercado e na necessidade de ficar mais em casa junto dos filhos, a oportunidade de ter o próprio negócio.

'Comecei fazendo as sobrancelhas das minhas colegas no horário de intervalo do meu antigo trabalho. A partir daí vieram os convites para fazer maquiagem e penteados. Como eu precisava de mais flexibilidade, decidi me capacitar e abrir meu próprio negócio. Eu não tinha ideia nem de como começar e fazer um planejamento, daí procurei o Sebrae, onde tive orientações preciosas para tocar o meu negócio', ressalta a empresária, que agora também ministra cursos na área da beleza.

'As oportunidades são muitas e a mulher empreendedora possui diferenciais, como jogo de cintura, sensibilidade aguçada, capacidade de equilibrar firmeza e um tratamento mais humanizado na liderança, o que fortalece o comprometimento dos funcionários com os resultados da empresa. O Sebrae Delas pretende estimular ainda mais esses potenciais femininos para os negócios', justifica a analista do Sebrae Minas.
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