06 de março, de 2019 | 19:03

Mangueira é a campeã do carnaval carioca de 2019

A escola contou a história do Brasil pela ótica dos heróis populares

Thomaz Silva/Agência Brasil
A Mangueira desfilou na segunda-feira (4) na Sapucaí, com o enredo ?História pra ninar gente grande?, do carnavalesco Leandro VieiraA Mangueira desfilou na segunda-feira (4) na Sapucaí, com o enredo ?História pra ninar gente grande?, do carnavalesco Leandro Vieira

A Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do carnaval carioca. O resultado do grupo especial do Rio de Janeiro foi divulgado no início da noite dessa quarta-feira (6). Em segundo lugar, ficou a Unidos do Viradouro e, em terceiro, a Vila Isabel

A Mangueira desfilou na segunda-feira (4) na Sapucaí, com o enredo “História pra ninar gente grande”, do carnavalesco Leandro Vieira, a escola conta a história do Brasil pela ótica dos heróis populares.

Da história recente, além de Jamelão, estão a cantora e compositora mangueirense Leci Brandão, e a vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, ao lado do motorista Anderson Pedro Gomes. A viúva da vereadora, Mônica Benício, participou do desfile. O crime ainda não foi esclarecido.

As escolas foram avaliadas quanto a bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias e comissão de frente.
A Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do carnaval carioca - Tânia Rêgo/Agência BrasilA Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do carnaval carioca - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Outras escolas
A Unidos do Viradouro desfilou com o enredo Viraviradouro, que apresenta as histórias que as avós contavam. O enredo com o universo de histórias infantis e de contos de fadas tem no final uma floresta encantada. A escola voltou ao grupo especial depois de três anos na Série A (antigo grupo de acesso).

Já a Vila Isabel falou da luta por justiça e contra a desigualdade racial. A família da vereadora Marielle Franco desfilou no último carro.

As duas escolas que ficaram nas últimas colocações serão rebaixadas para o Grupo de Acesso A: Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano.

As seis primeiras colocadas desfilam novamente no próximo sábado (9). Além das três primeiras, desfilam a Portela, Salgueiro e Mocidade. (Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil)

Carnaval é para falar de coisas sérias também

O colunista Maurício Costa explica que a agremiação homenageou heróis da resistência negra e indígena no Brasil, como Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em março do ano passado.

"Sob muitas críticas, do tipo 'quem lacra não lucra', parte dos usuários da internet se encheu de ódio para protestar contra a verde e rosa. A web utilizou-se do argumento de que a Vai-Vai, tradicional Escola de Samba de São Paulo, foi rebaixada para o Grupo de Acesso esse ano, pela primeira vez em sua história, justamente por também ter homenageado Marielle".


"Acreditava-se, então, que a Estação Primeira não chegaria lá. Pois estavam enganados. Contar a história de uma vereadora que foi assassinada em um país democrático é fundamental, e mostrou que Carnaval também serve para falar de assunto sério. Uma festa tão popular quanto a nossa precisa e merece ser palco de protestos", observou Maurício.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário