03 de março, de 2019 | 08:59

Bloco do Caixão abre alas em Ouro Preto

Nem a chuva forte do início da tarde atrapalhou os foliões

Divulgação
Cinco mil pessoas lotaram o Espaço FoliaCinco mil pessoas lotaram o Espaço Folia
Primeiro bloco a tomar o Espaço Folia pela Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto/MG, o Bloco do Caixão fez a festa! Cinco mil pessoas lotaram o Espaço Folia e deram o tom da animação: nem a chuva forte do início da tarde atrapalhou os foliões.

Muita emoção toma conta da festa. José Álvaro Ferreira, um dos fundadores do Bloco do Caixão, estava muito feliz com uma presença especial. “Pela primeira vez, este ano, meu neto vem”, comemora. Ele completa que o bloco é sempre um momento de reencontro com os amigos da República Necrotério, fundadora do Bloco do Caixão. “Para nós, o bloco é um filho que deu certo”, afirma Salvador Mafra, que conheceu José Álvaro em 1974 e, desde então, só não se encontraram em três Carnavais.

Luis Gustavo Vitorino, um dos diretores do Bloco do Caixão, enfatiza que o bloco busca, sempre melhorar a interação com os foliões e, também, o conforto de todos que passam pelo Espaço Folia. “É sempre muito gratificante realizar a festa. Ver o público reagindo bem, animando, curtindo a festa, com respeito e segurança, é o melhor”, finaliza.

O Bloco do Caixão é um dos mais tradicionais blocos estudantis de Ouro Preto. Surgiu em 1966, com o enterro simbólico da República Necrotério, na época situada na rua Padre Rolim (hoje se encontra na rua do Pilar). Nesse acontecimento, foi confeccionado o primeiro caixão. Na década de 1970, o caixão passou a ser usado como alegoria dos moradores da república, que saíam tocando latas e instrumentos musicais durante a comemoração do Doze de Outubro, festa anual em que os ex-alunos voltam para visitar suas casas. A primeira vez que o Bloco do Caixão saiu às ruas foi em 1976. A partir da década de 1990, passou a desfilar com seus integrantes devidamente caracterizados. Em 2005, transferiu sua concentração para o Espaço Folia, devido ao grande número de foliões.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário