CADERNO IPATINGA 2024

01 de março, de 2019 | 11:15

5 Dicas de alimentação no Carnaval

Nutricionista sugere alimentos que podem dar mais energia e evitar desconfortos no feriado

O Carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, período em que muitos aproveitam para viajar, descansar ou encontrar os amigos nos dias de folga. Independente do propósito, é importante manter uma alimentação equilibrada durante o feriado para prevenir incômodos e até ter mais disposição.

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, as pessoas que cometem excessos nesta época podem apresentar problemas de digestão, na pele e fortes dores de cabeça.

Pensando nisso, a profissional elenca dicas de alimentação para todos aproveitarem o feriadão com a saúde em dia:

Refeições principais: quando saímos da nossa rotina de horários o organismo sente, por isso é importante planejar as refeições o máximo possível para que o corpo não sinta tanta diferença na mudança de horários e hábitos. “Para os que viajam, às vezes é inevitável ficar preso no trânsito ou nas longas filas de aeroportos, e como nem sempre é possível parar em algum estabelecimento para se alimentar adequadamente, é importante ter na bolsa snacks saudáveis, frutas ou castanhas para saciar a fome”, indica.

Hidratar-se: a alta exposição ao sol nas praias e passeios exige a ingestão de muita água e bebidas saudáveis para repor as proteínas perdidas com o suor. Além dos dois litros de água por dia, a dica é optar por sucos integrais ou naturais que ajudam a evitar a desidratação e, por consequência, queda de pressão e desmaios.

Alimentos gordurosos e doces em excesso: comidas ricas em gordura e glicose são diretamente responsáveis por enjoos, diarreias e demais problemas digestivos, por isso é importante evitá-los. O ideal é manter uma alimentação leve e balanceada, priorizando verduras, frutas e legumes.

Longos períodos sem comer: o trânsito e as filas também podem pegar algumas pessoas desprevenidas que não têm à disposição aperitivos saudáveis que possam aliviar o apetite momentâneo. Porém, a profissional alerta que ficar muitas horas sem comer pode causar hipoglicemia, desmaios, irritabilidade e dor de cabeça. “Em pessoas com diabetes o risco é ainda maior porque a hipoglicemia, por exemplo, pode acarretar em convulsões e até coma”, pontua.

Exposição ao sol: alguns alimentos também ajudam a dar maior proteção para pele durante as horas ao sol como tomate, laranja, cenoura, manga e batata doce, que possuem alta concentração de antioxidantes e fitoquímicos que agem diretamente sobre as células da pele evitando seu envelhecimento precoce.

(Superbom)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário