CADERNO IPATINGA 2024

01 de março, de 2019 | 10:25

Terra Nostra'' no Viva

Exibida pela primeira vez em 1999, pela Globo, “Terra Nostra” voltou ao ar

A trama da novela Terra Nostra explora a importância da imigração italiana na formação da sociedade brasileira, e o faz contanto a história de amor entre os jovens Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), que saem da Itália para fugir da crise econômica e buscar novas oportunidades no Brasil, indo trabalhar nas plantações de café.

Em 1894, a bordo do navio Andrea I, cheios de esperanças e sonhos de uma nova vida, eles se apaixonam e juntos decidem enfrentar o incerto futuro.

Arquivo GB Imagem
Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda viveram o casal protagonista Giuliana e Matteo, em ?Terra Nostra?Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda viveram o casal protagonista Giuliana e Matteo, em ?Terra Nostra?
Ao desembarcarem no Brasil, entretanto, eles se perdem um do outro e tomam caminhos diferentes: a moça é acolhida pelo imigrante Francesco Maglianno (Raul Cortez), grande amigo de seu pai, que prosperou em solo brasileiro. E Matteo arranja emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antônio Fagundes).

Na mansão dos Maglianno, em São Paulo, Giuliana desperta o amor de Marco Antônio (Marcello Antony), o filho ‘bon vivant’ de Francesco, que se apaixona mesmo sabendo que ela espera um filho de outro. O casamento sofre dura oposição de Janete (Ângela Vieira), mãe do rapaz, que tem aversão aos italianos.

Matteo, por sua vez, entra em conflito direto com o patrão, Gumercindo, um dos últimos representantes de donos de terra da era escravocrata, que tem dificuldades para lidar com os imigrantes. Matteo se torna porta-voz dos trabalhadores rurais e lidera as reivindicações por melhores condições de trabalho, contrariando o fazendeiro.

O jovem italiano, entretanto, conquista a confiança do coronel ao aceitar se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting), após ser vítima de uma cilada preparada pela própria. Sem ter como provar sua inocência, ele decide casar para impedir que a honra dela seja atingida.

Quando Francesco, que havia prometido a Giuliana descobrir o paradeiro de Matteo, finalmente o localiza, ele já está casado. Decepcionada, Giuliana promete reconstruir sua vida e esquecer o amado, e aceita se casar com Marco Antônio.

A história chega ao fim em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. Depois de superarem vários obstáculos, Matteo e Giuliana enfim reencontram seu filho e ficam juntos.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com direção geral de Jayme Monjardim, o elenco da trama tem ainda Maria Fernanda Cândido, Gabriel Braga, Nunes, Paloma Duarte, Débora Duarte, Arlete Salles, Chico Anysio, Cláudia Raia, Lu Grimaldi, Danton Mello, Deborah Evelyn, Cássio Gabus Mendes, Adriana Lessa, Lolita Rodrigues, entre outros.

A novela Terra Nostra está sendo reprisada pelo canal pago Viva, de segunda a sexta-feira, às 14h30.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário