EXPO USIPA 2025 - 728X90

01 de março, de 2019 | 09:00

Aprovado recurso para reforma na penitenciária em Ipaba

Nessa sexta-feira (1º), está agendada a realização de uma reunião para discutir o planejamento das obras na penitenciária, que está parcialmente interditada

Wôlmer Ezequiel
Francisco Ângelo destacou que as obras na Penitenciária Dênio Moreira poderão ampliar em até 150 as vagas na unidade   Francisco Ângelo destacou que as obras na Penitenciária Dênio Moreira poderão ampliar em até 150 as vagas na unidade

Com problemas de superlotação e de infraestrutura, a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, deverá receber obras de melhorias após a aprovação de recursos da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga. A liberação do recurso foi autorizada pelo Judiciário no início dessa semana, informou o promotor de Justiça Francisco Ângelo, em entrevista ao Diário do Aço. Nessa sexta-feira (1º), está agendada a realização de uma reunião para discutir o planejamento das obras na penitenciária, que está parcialmente interditada.

Segundo o promotor, para aumentar o número de vagas na PDMC, foi aprovado o valor de R$ 300 mil, aproximadamente, o que contribuirá para diminuir a superlotação na unidade. “Após as obras, terá uma ampliação na carceragem para o recolhimento de presos em regime fechado. Para abrigar presos em regime semiaberto, outro espaço será ampliado, que já possui um galpão. Então essas obras vão gerar em torno de 80 vagas para o regime fechado e mais 70 vagas para o sistema semiaberto, o que vai impactar de forma significativa na PDMC e na segurança pública da região”, afirmou.

Outras melhorias

Ângelo informou ainda que há outros projetos de melhorias para a PDMC, como instalação de câmeras de segurança e de telas para evitar arremesso de objetos, drogas e celulares, impedindo até mesmo a intrusão de drones, como já ocorreu outras vezes. “Isso vai fazer com que a unidade fique mais bem protegida e que possa ser um local de cumprimento de pena com maior rigidez, para que seja possível ter uma segurança pública de qualidade dentro e fora dos muros para comunidade do Vale do Aço”, destacou Francisco.

Reunião

Conforme o promotor, nessa sexta-feira (1º) haverá uma reunião para discutir o planejamento das obras na PDMC e será criada comissões para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na penitenciária, assim como feito para as obras do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga. “É interessante ter comissões de Execução e de Fiscalização. Nesta última, contará como integrante um policial militar e também um engenheiro do estado para fazer a medição das obras, assim como fez no Ceresp. Então nós vamos antecipar a prestação de contas e vale ressaltar que as compras são todas feitas conforme os preços do Tribunal de Contas”, detalhou.

Mais:
Obras no Ceresp atrasam por falta de apoio do estado

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

James Mondine

02 de março, 2019 | 15:41

“As guaritas do PDMC em situações precárias com escadas enferrujadas, estrutura sem concreto com ferragens expostas, banheiros estragos, sem luz em alguns postos, gostaria promotor de saber o quanto será destinado para essas áreas as quais e necessário manutenção e reparação. Os profissionais da segurança pública, autoridades e conhecedores das mazelas do sistema trabalham sem segurança e sem dignidade e essa situação já está ficando extrema !!”

Roberto

01 de março, 2019 | 11:01

“Queria saber se essa verba também Vale pra fazer melhorias estruturais para os agentes q trabalham em precárias condições e com defasagem se desdobrando pra cumprir uma grande demanda de serviço q só vem aumentando todos os dias , espero q alguém olhem pelos funcionários também pq são pais e mães de família e merecem o respeito pra trabalhar dignamente. Pena q ñ Brasil está havendo uma inversão de valores.”

Envie seu Comentário