28 de fevereiro, de 2019 | 08:10
BR-381 incluída no pacote de concessões de rodovias
A reunião do Conselho do PPI estava prevista para o fim do mês, mas ainda não tem data marcada
Divulgação/ Gestão Ambiental BR-381
O Lote 3.1, entre Jaguaraçu e Antônio Dias, ainda está em processo de asfaltamento
O Lote 3.1, entre Jaguaraçu e Antônio Dias, ainda está em processo de asfaltamento
A duplicação da BR-381 Norte poderá ter um novo episódio. A rodovia que está em obras de duplicação há mais de quatro anos deverá ter trechos concedidos pelo Governo Federal para empresas privadas. A expectativa é que o Ministério da Infraestrutura anuncie as concessões para os próximos três anos no mês de março.
De acordo com o calendário de concessões divulgado previamente pelo Ministério da Infraestrutura, neste ano devem ser feitos os leilões das rodovias BR-364, BR-365 e BR-101. Os leilões da BR-381 Norte devem ser realizados apenas em 2020.
Na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, realizada na terça-feira (26), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu o projeto de privatização da BR-381.
Temos novos projetos que devem ser apresentados e qualificados na primeira reunião do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). Entre eles tem a concessão da BR-381 e da BR-262. A BR-381 é a rodovia que mais mata pessoas no país, possui trechos muito sinuosos, com alta necessidade de investimento e retificação de traçado”, destacou Tarcísio.
A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do ministério, Natália Marcassa, ainda informou à Confederação Nacional do Transporte que na BR-381, por exemplo, os investimentos previstos em contrato chegam a R$ 9 bilhões em 30 anos”.
A reunião do Conselho do PPI estava prevista para o fim do mês, mas ainda não tem data marcada. A assessoria de comunicação do Ministério da Infraestrutura, informou que somente após a qualificação da concessão é que detalhes como valores de investimento e vigência serão decididos.
As obras já licitadas devem ser concluídas no último trimestre deste ano, segundo a estimativa do Movimento Nova 381. O Lote 3.1, que abrange Jaguaraçu e Antônio Dias, possui 28,6 quilômetros e deverá ser concluído em outubro. O Lote 7, de 37,5 quilômetros vai de Itabira a Caeté e tem previsão para ser finalizado no fim de dezembro.
Segundo a Gestão Ambiental BR-381, em janeiro foram executados cerca de 14 quilômetros de pavimento rígido (concreto) em todo o lote 3.1, incluindo o trecho de 7,7 quilômetros do binário novo e também trechos de pista dupla. Ao todo, no projeto, serão executados 57,2 quilômetros duplicados, incluindo pista nova e revitalização das pistas já existentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]