27 de fevereiro, de 2019 | 09:25

O Rio de Janeiro continua lindo

Cidade Maravilhosa completa 343 anos de fundação nesta sexta-feira (1)

No dia 1º de março de 1565, o português Estácio de Sá, sobrinho do então governador Mem de Sá, comandando uma expedição que contava com o auxílio das Capitanias de São Vicente e Espírito Santo, chegou ao local que fica entre o atual Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, hoje denominado Morro de São João, na cidade do Rio de Janeiro.

GB Imagem
Rio de Janeiro: lindas praias e o Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais conhecidos do mundoRio de Janeiro: lindas praias e o Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo
Esse local fica bem na entrada da baia da Guanabara. Ali Estácio de Sá lançou as bases de uma povoação à qual deu o nome de São Sebastião, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.

Foi uma das derradeiras homenagens recebidas pelo infeliz rei, que passaria para a história por ter morrido ainda muito jovem – 24 anos -, numa batalha contra os mouros em Alcácer Quibir, no Marrocos.

Em virtude de sua morte, o Brasil e Portugal passaram ao domínio da Espanha. Desde então e até hoje, diversos contos e canções populares em Portugal falam que o povo voltará a ser feliz com a volta do jovem monarca.

Durante aproximadamente dois anos, o pequeno povoado de São Sebastião resistiu bravamente aos ataques constantes dos invasores franceses e seus aliados, os ferozes e temidos índios tamoios.

No início de 1567, o Governador Mem de Sá pediu auxílio a Estácio de Sá, e as forças unidas permitiram o ataque final ao inimigo, que foi derrotado em 20 de janeiro de 1567 (dia de São Sebastião), na aldeia do morubixaba Uruçumirim, no Morro do Leripe, hoje denominado Outeiro da Glória, e na Ilha de Paranapuã, também chamada de Ilha Maracajá ou do Gato.

Após a expulsão dos franceses, a derrota dos tamoios e a morte de Estácio de Sá, Mem de Sá resolveu transferir a cidade do Rio de Janeiro para o Morro de São Januário, ou Morro do Castelo, que foi posteriormente arrasado no processo de urbanização moderna da cidade.

Em 1763 o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil, em substituição a Salvador, e assim permaneceu até 1960, quando o presidente Juscelino Kubitscheck mudou a capital do país para Brasília, no Planalto Central.

E apesar dos muitos problemas que o Rio de Janeiro vem vivendo nos últimos anos, especialmente com o aumento da criminalidade e da violência, a cidade ainda é maravilhosa e merece ser visitada.

Afinal, as belas praias, O Jardim Botânico, o Cristo Redentor, o Maracanã, os Arcos da Lapa, o Museu do Amanhã, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pavilhão de São Cristóvão ainda estão lá, encantando turistas de todo o mundo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário