26 de fevereiro, de 2019 | 16:30

Sem conflito na fronteira com a Venezuela

Situação na fronteira está mais calma, diz comandante do Exército; acordo prevê saída de Brasileiros do país vizinho, principalmente turistas

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O general reafirmou a posição do Brasil e do Grupo de Lima pela não intervenção militar no país vizinhoO general reafirmou a posição do Brasil e do Grupo de Lima pela não intervenção militar no país vizinho

O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, disse nessa terça-feira (26) que a situação na fronteira da Venezuela com o Brasil está mais tranquila. “Felizmente os ânimos se acalmaram lá, para todos nós. Óbvio que todos nós queremos a paz, ninguém quer confusão”, afirmou ao sair de um encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O general reafirmou a posição do Brasil e do Grupo de Lima pela não intervenção militar no país vizinho.

Apesar do clima mais tranquilo, Pujol não deu previsão de quando a missão brasileira na fonteira será encerrada. “Estamos lá com duas missões. A primeira é a nossa operação de acolhida [de refugiados], que vai continuar. Também [ há outra] para garantir a lei e a ordem, numa operação pedida pelo governo do estado [de Roraima]."

Previdência
O general não quis comentar como estão as conversas sobre a proposta que o Executivo deve enviar ao Congresso para reforma da previdência dos militares. “Essa é uma questão do presidente do Executivo, não me diz respeito”, afirmou. (Karine Melo - Repórter da Agência Brasil Brasília)
Divulgação
Monte Roraima, entre Venezuela, Guiana e Brasil: acesso só se dá por Santa Elena do UairénMonte Roraima, entre Venezuela, Guiana e Brasil: acesso só se dá por Santa Elena do Uairén

Acordo permite volta de brasileiros que estavam retidos, entre eles, turistas

Um grupo de cerca de 100 brasileiros foi autorizado a deixar a região de Santa Elena do Uairén, na Venezuela, depois de uma longa negociação entre autoridades brasileiras e venezuelanas. Os brasileiros estão autorizados a regressar para o Brasil a partir da noite de hoje (26), segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

No grupo, há turistas e residentes, inclusive crianças, além de motoristas de caminhões. Inicialmente, surgiu a informação que apenas aqueles com problemas de saúde estariam autorizadas a retornar para o território brasileiro.

Santa Elena do Uairén é porta de entrada para a visita ao Parque Nacional do Monte Roraima. O lugar atrai turistas do mundo inteiro, mas também muitos brasileiros. Embora uma parte do monte esteja no território brasileiro, o seu cume só é alcançado entrando pelo território Venezuelano.

A fronteira do Brasil com a Venezuela está fechada desde o último dia 22, quando o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a medida. A partir daí, houve momentos de confrontos e violência na região, registrando inclusive mortos e feridos.

Pelos dados do Itamaraty, vivem na Venezuela, em diferentes cidades, cerca de 11,8 mil brasileiros. Mas nem todos têm interesse de retornar ao Brasil, pois muitos têm dupla nacionalidade e preferem ficar em território venezuelano.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o “serviço consular segue auxiliando os brasileiros na consulta sobre interesse em deixar” a Venezuela.

O governo brasileiro mantém consulados em quatro cidades distintas venezuelanas, entre elas Santa Elena do Uairén e Caracas. Pelas informações preliminares, não há brasileiros em Caracas dispostos a retornar para o Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário