26 de fevereiro, de 2019 | 10:35

Bordando em ponto russo

Oficina foi a atração do fim de semana no Contém Cultura em Ipaba

Uma oficina gratuita de Bordado em Ponto Russo movimentou o Contém Cultura de Ipaba no sábado (23). 60 alunos de várias idades participaram da aula, de manhã e à tarde. O curso foi ministrado pela Cia. do Ponto Russo, de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura de Ipaba.

No início da semana passada a oficina havia sido realizada para outro grupo na sala multicultural e outras turmas, incluindo o distrito do Vale Verde e povoado de Boachá.

A proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, diz que a oficina foi um sucesso. “Reunimos um público diverso no Contém, pessoas muito interessadas nos processos criativos que podem transformar um simples retalho em artesanato”.

Divulgação
O ponto russo usa agulhas especiais e obtém belos resultadosO ponto russo usa agulhas especiais e obtém belos resultados
A oficina visou estimular os alunos a usar a linguagem do bordado para desenvolver suas habilidades artísticas. “Por meio de linhas e agulhas, os alunos podem colocar em cena valores que traduzem um pouco a cidade onde moram, sua cultura, sua identidade”, diz Luciana.

Outro propósito foi estimular o fortalecimento dos vínculos de amizade entre as pessoas. Os trabalhos manuais aproximam as pessoas, fazem com que se sintam melhores com as outras. A atividade artística gera momentos de descontração, estimula sensações de bem-estar.

Para a artesã Eunice Dias, que já conhecia o Ponto Russo, o curso trouxe novidade. “Eu sabia bordar de modo convencional, mas nunca havia feito nada com essas agulhas. Elas são bem mais práticas e ajudam a dar um acabamento melhor ao bordado”, compara.

Mariele Rodrigues da Silva Carvalho, 33 anos, disse que gostou muito da sua primeira experiência com o bordado. “Vou começar a bordar mais e mais, para aperfeiçoar as técnicas. Sei que posso ter uma renda extra com essa atividade que, para mim, é nova”, destaca.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Ipaba, Diego Reis, disse que o curso trouxe oportunidades à população do município. Ele lembrou ser mais um recurso para geração de renda, e que os interessados em seguir com o bordado terão espaço na Feira da Agricultura.

“Ao todo, cerca de 150 pessoas aprenderam a técnica do Ponto Russo, e se cada uma compartilhar seus conhecimentos com outras três pessoas, em breve esse grupo de bordado se tornar ainda maior”, enfatizou Diego.

Os artesãos serão incentivados a criar bordados que tenham o mutum como tema, para que a ave se torne o símbolo oficial de Ipaba, onde fica a Fazenda Macedônia, sede do projeto de reintrodução da ave ameaçada de extinção em seu habitat natural.

“É maravilhoso ter o nome do nosso município associado a ícones da natureza, da ecologia, da esperança, por meio de trabalhos criativos como o bordado”, conclui o secretário.

O Projeto Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Rouanet.
O ponto russo é uma antiga técnica de bordar. Os egípcios usavam ossos ocos das asas dos pássaros como agulhas. A prática conquistou a Europa na idade média, e o ponto russo decorava roupas e painéis eclesiásticos. Depois ele foi associado ao bordado dos imigrantes russos, daí o nome.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário