25 de fevereiro, de 2019 | 18:52

Por que o ensino do inglês não decola no Brasil?

O Brasil é um país muito rico e tem todas as condições de crescer, outras nações que tomaram o rumo do desenvolvimento investiram sério na educação

Divulgação/Universia

Eis um tema que vale a pena discutir. Por que o ensino do inglês não decola no Brasil. Os motivos são vários e atitudes são necessárias para se tomar de uma forma urgente. O Brasil é um país muito rico e tem todas as condições de crescer.

Cabe a cada um de nós cobrar das autoridades atitudes e tirar o país do fundo do buraco. Fazer aula de inglês particular é mais do que necessário para dar um pontapé inicial para esta mudança de cenário.

O ensino de inglês no Brasil não decola por absoluta falta de investimento e interesse por parte das autoridades, e até mesmo da sociedade. As pessoas precisam cobrar a cada instante melhorias para o setor educacional. As escolas são essenciais para a formação de futuros engenheiros, médicos, arquitetos, advogados, profissionais da área de marketing, jornalistas, e muito mais.

O que fazer para transformar o Brasil em uma potência mundial?

Para transformar o Brasil em uma potência mundial, precisamos nos conscientizar a respeito da importância da educação não apenas para os jovens, mas para a população de um modo geral. Os brasileiros em sua grande maioria não conseguem interpretar um texto simples e são muito ruins de matemática.

Podemos citar um país como a Coreia do Sul que é bem pequena, e é um dos modelos mais importantes do mundo no tocante a educação, segurança e saúde. Eles investiram pesado em educação e formaram grandes profissionais. A Coreia ainda tem espaço para crescer e muito, e com certeza conseguirão ótimos resultados no futuro.

O Brasil precisa deste choque de realidade como a Coreia fez, e muito bem. Pode ter certeza que se houver determinação por parte dos políticos e boa vontade da população, tudo pode ser mudado. O governo não é 100% responsável pela má educação, o povo também tem a sua parcela de culpa.

O inglês não decola exatamente pela falta de investimento no setor, e a falta de interesse por parte das pessoas. A maioria dos profissionais só vão procurar um professor de inglês quando se faz absolutamente necessário. Um estudante procure ajuda por fora quando suas notas estão ruins – esta é outra realidade muito triste.

Para você que está neste barco furado, creia que pode sair dele se souber usar os recursos que a tecnologia oferece. Você poderá falar inglês com rapidez se tiver disciplina e maturidade para mudar esta situação.
Crie o seu plano de estudos e procure melhorar a cada dia. Faça tudo por fora da escola, pois, a maioria dos colégios brasileiros são de má qualidade. Cabe a você fazer a sua parte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aline Pamela Santos Tavares

05 de junho, 2021 | 19:35

“Esse artigo é no mínimo ofensivo em alguns trechos, a maioria das pessoas que conseguem se formar das classes c e d não fazer inglês porque não querem, elas não fazem, porque muitas delas precisam escolher entre fazer inglês ou pagar a conta de energia, ou pagar o supermercado. O que se percebe nesse artigo é uma profunda falta de indelicadeza com leitores como eu. Por que o ensino de inglês não decola no brasil? a solução que vocês dão é pagar uma aula particular? eu achei que vocês fossem abordar algo estrutural. Talvez, pra quem tenha escrito esse artigo, tenha sido muito fácil ter acesso a esse ensino, mas isso não é uma realidade para muitos brasileiros que trabalham oito horas por dia, vão para faculdade a noite, se alimentam no máximo duas vezes nesse período, porque recebem um salário que infelizmente não da pra tá comprando lanche, que dirá pagar um curso de inglês.”

Brasileiro Autêntico

01 de março, 2019 | 13:51

“Quer saber por quê o Inglês não decola no Brasil? Pelo mesmo motivo que o Português não decola na Coreia do Sul ou o Coreano não decola nos Estados Unidos. Simples assim!
Na Coreia do Sul pouco mais de 40% segue o catolicismo, mesmo assim a cultura foi fortemente influenciada pelo budismo, taoismo e confucionismo. Isso quer dizer que o povo raciocina antes de tomar decisões. O arroz é a produção agrícola mais importante, suficiente para alimentar toda a população e negociar com países orientais vizinhos, na mineração destaca-se o carvão mineral e o volfrâmio. O potencial hidrelétrico favoreceu o crescimento industrial. A Coreia do Sul é o mais forte dos tigres asiáticos por causa do seu crescimento industrial. E a língua falada na Coreia do Sul é a língua coreana. Muitos coreanos estudam em países com língua inglesa, pra facilitar a exportação de jovens talentos e realizar comércios com outros países.
Como podem ver crescimento e investimento andam juntos, da mesma forma que educação e interesse, porém ninguém é obrigado a aprender aquilo que não se tem interesse em usar.
Desde o início da minha educação tentaram de todas as formas introduzir o inglês na minha vida. Dizia na época e continuo a dizer hoje, não tenho a intenção de fazer engenharia ou turismo, não pretendo abandonar o meu país pra tentar a sorte onde não me querem.
Tenho orgulho de ser brasileiro e quero continuar assim, com o meu belo e valoroso Português.”

Envie seu Comentário