25 de fevereiro, de 2019 | 10:38

Contos Locais Ano 3

Em 2019, projeto vai a Ferros, Santa Maria de Itabira e Nova Era

Divulgação/ACS Cenibra
Éderson Caldas apresentou o projeto e leu contos dos livrosÉderson Caldas apresentou o projeto e leu contos dos livros
Teve início mais uma edição do Projeto Contos Locais, que promove a literatura como instrumento educativo de resgate da identidade regional e integração entre as gerações.

Neste ano o projeto vai contemplar os municípios de Ferros, Santa Maria de Itabira e Nova Era, após ter passado por Açucena, Belo Oriente, Santa Bárbara, Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas.

A primeira etapa foi visitar às cidades escolhidas para apresentação da proposta, cronograma e metodologia de trabalho, que terá o apoio das prefeituras municipais.

Divulgação/ACS Cenibra
A secretária de Cultura de Ferros, Betânia Lage Silveira, observa que esta é uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades literárias. “De 5º ao 9º ano, eles estão em uma fase muito produtiva, ideal para avançar na escrita e pesquisa”, pontua.

Renata Duarte, secretária de Educação de Santa Maria de Itabira, disse que o projeto é uma oportunidade. “Por meio do Contos Locais a história do município não vai se perder no tempo, será recontada por meio de um projeto maravilhoso que nos chega como um grande presente”, afirmou.

A assessora pedagógica da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, Andréa Liutsth, sublinhou que “as pessoas partem, mas as histórias precisam permanecer. Os Contos Locais dão essa garantia de vida ao que temos na memória e que não pode desaparecer”, conclui.

Divulgação/ACS Cenibra
Enquanto folheava um dos livros sobre histórias de Santa Bárbara, Melissa Rezende Trajano, analista educacional em Nova Era, identificou histórias que conheceu por meio dos avós.

“Gente, esse médico que aparece aqui era tudo na vida da minha família. Para tudo chamavam o doutor Élvio. Se minha avó estivesse viva, ela iria adorar ler esse livro”, disse, destacando personagens e lugares citados na obra, como o cinema de Santa Bárbara.

As próximas etapas serão o alinhamento com secretarias municipais de educação, escolha das escolas participantes e professores envolvidos; oficina de contação de histórias; seleção das histórias e produção de contos; fechando com a apresentação dos livros com os contos produzidos.

Divulgação/ACS Cenibra
O projeto consiste em produzir livros de contos com histórias de comunidades, a partir da pesquisa com moradores, feitas por adolescentes e professores dos municípios.

Assim, promove-se o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais.

Para a produção desses livros, será feito um trabalho conjunto com professores das escolas públicas, que estimularão os alunos à pesquisa por meio de atividades em sala de aula.

Divulgação/ACS Cenibra
Depois os alunos farão pesquisas com moradores na busca de histórias, que serão transformadas em contos e reunidas em três livros, que serão distribuídos gratuitamente.

Patrocinado pela Cenibra e realizado pela MC Produção, viabilizado pelo Ministério da Cidadania (Lei Federal de Incentivo à Cultura), o Projeto Contos Locais estimula a leitura e é um relevante instrumento de melhoria do rendimento escolar.

“O Contos Locais integra os alunos à atividade cultural a partir de um processo de identificação e regionalização", diz o proponente do projeto, Éderson Caldas, que fez questão de ler um conto nas outras cidades onde o projeto passou.

Ele define o trabalho como “tradução do cheiro e do gosto da mineiridade, sabor de broa de fubá, de quitanda, delícias que só prova quem senta à mesa perto de um fogão à lenha em uma cidade do interior mineiro”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário