23 de fevereiro, de 2019 | 16:00

Justiça condena três por assassinato de grávida em Ituiutaba

Vítima teve bebê arrancado da barriga e foi jogada em rio

Divulgação
Julgamento, que ocorreu no Fórum Fórum Desembargador Newton Luz, começou em 21 de fevereiro e varou a madrugadaJulgamento, que ocorreu no Fórum Fórum Desembargador Newton Luz, começou em 21 de fevereiro e varou a madrugada

O Tribunal do Júri da comarca de Ituiutaba condenou nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, três pessoas pelo homicídio qualificado de Greiciara Belo Oliveira, ocorrido em 19 de agosto de 2016, na zona rural do município.

No julgamento, os jurados também absolveram o réu Luiz Felipe Morais, conhecido como “Bambi”. O juiz Silas Dias de Oliveira Filho arbitrou as penas, que variaram de 25 anos e 33 anos, conforme o grau de envolvimento no planejamento e execução dos crimes, e determinou a soltura do réu.

O conselho de sentença reconheceu que o crime foi praticado por motivo torpe e para assegurar a execução de outro crime, empregando meio cruel e que impossibilitou a defesa da vítima. Além disso, o grupo reconheceu que os acusados sequestraram a vítima e o bebê dela, em seguida ocultando o cadáver da mãe.

Denúncia e penas

O Ministério Público denunciou Shirley de Oliveira Benfica, de 33 anos; Jacira Santos de Oliveira, de 63; Michel Nogueira de Oliveira, de 29; e Luiz Felipe Morais, de 21 anos.

Segundo o órgão, eles sequestraram Greiciara, doparam-na e, de forma violenta, extraíram o bebê de sua barriga. A incisão foi feita com a vítima ainda viva. Posteriormente, ela foi asfixiada. Depois da morte da mãe, eles colocaram uma pedra no ventre dela e enrolaram o corpo com tela de arame, atirando-o na represa.

A intenção dos réus, de acordo com a peça de acusação, era que a criança fosse entregue a Shirley para que ela a apresentasse como sua. Aos demais acusados foram oferecidas recompensas pela participação nos eventos.

Para Shirley, fixou-se a pena de 33 anos e sete meses de reclusão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e subtração de incapaz. Pelos mesmos crimes, Jacira foi condenada a 28 anos e três meses e Michel, a 25 anos e nove meses. Já Luiz foi inocentado.

Defesas

A defesa de Shirley defendeu que ela deveria ser absolvida de todos os crimes, por insuficiência de provas de materialidade e de autoria. Na impossibilidade de conseguir isso, a ré pediu que ela fosse condenada por homicídio simples.

Jacira, por sua vez, pugnou, sustentou que não ficou provada a ligação entre a conduta dela e o homicídio. A acusada afirmou que deveria responder por tentativa de homicídio ou lesão corporal grave.

Com relação aos crimes de sequestro e subtração de incapaz, ela pediu a absolvição por insuficiência de prova de materialidade. Sobre os crimes de expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente e cárcere privado, ela negou ter participação neles.

Michel sustentou que teve participação de menor importância no homicídio e pediu a exclusão das qualificadoras. Quanto à ocultação de cadáver, argumentou que o crime não foi concretizado.

O réu questionou várias outras questões, como as agravantes de crime cometido contra mulher grávida e contra criança. Outra alegação foi que a pena deveria ser atenuada porque ele confessou espontaneamente os delitos e se apresentado voluntariamente à autoridade policial.

A defesa de Luiz pediu sua absolvição de todos os crimes, por ausência de provas de autoria, pelo reconhecimento da participação de menor importância e pela retirada das qualificadoras. Argumentou, assim como Michel, que fazia jus a atenuantes pela confissão espontânea e apresentação à polícia.

Histórico

A denúncia foi recebida em setembro de 2016. A decisão de que os réus seriam julgados pelo júri popular é de março de 2017. Vários réus recorreram contra a sentença de pronúncia, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou provimento aos pedidos. Houve ainda recurso especial, mas, em outubro de 2018, a sentença de pronúncia transitou em julgado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário