24 de fevereiro, de 2019 | 14:00

144 vagas reformadas são entregues nesta sexta no Complexo Penitenciário Nelson Hungria

Com custo de aproximadamente R$450 mil as novas celas foram ocupadas por presos do regime fechado. Nova estrutura conta com novas beliches e banheiros

Divulgação
 A abertura e o fechamento das celas são feitos por cima, sem contato direto entre o custodiado e o agente prisional A abertura e o fechamento das celas são feitos por cima, sem contato direto entre o custodiado e o agente prisional

A última sexta-feira (22) começou com trânsito de presos no Complexo Penitenciário Nelson Hungria (CPNH), em Contagem. Isto porque as 144 vagas do Anexo 03 da unidade prisional estão prontas para serem ocupadas depois de sete meses de reforma. As obras foram realizadas em duas etapas e contou com a reestruturação de toda a rede de esgoto, reforço das grades e muros, além de reparos na parte hidráulica, elétrica e pintura de todo o edifício. Esta foi a primeira fase de uma série de reestruturações que estão previstas para um dos complexos prisionais mais importantes do Estado.

Durante a reforma foram utilizadas mão de obra prisional de dez detentos que trabalharam em todas as áreas: desde a nova instalação elétrica e de rede de esgoto até a pintura final. Agora, internos que ocupam o Anexo 04 serão transferidos para outras celas para que a reforma seja iniciada nesta parte da unidade também.

Além de proporcionar um ambiente mais adequado e digno para o cumprimento da pena, o novo modelo de anexo possui uma estrutura de gradeamento superior por onde circulam os agentes penitenciários. A abertura e o fechamento das celas são feitos por cima, sem contato direto entre o custodiado e o agente prisional, proporcionando mais segurança para o servidor e maior facilidade durante os atendimentos. A estrutura pré-moldada também é mais reforçada.

Para o engenheiro civil da Diretoria de infraestrutura da Administração Prisional, Ricardo de Andrade Barcelos, a estrutura pré-moldada torna a entrega do projeto mais rápida. “O trabalho do corpo técnico no momento dos reparos é de suma importância, uma vez que nossa avaliação torna mais eficiente a utilização dos recursos, frente aos orçamentos terceirizados”, disse Ricardo, que realizou a última vistoria de entrega esta semana e se diz satisfeito com o resultado do trabalho.

Circuito de monitoramento

Além das reformas estruturais, já está em fase final a implantação do novo circuito fechado de TV. A expectativa é de que até meados do próximo mês toda a instalação esteja concluída e entregue. As obras, reformas e aquisições para o complexo são acompanhadas pela subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot) do sistema prisional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário