23 de fevereiro, de 2019 | 07:42

Tapa-buracos repara estragos em ruas com a construção de apartamentos no Planalto II

A intervenção é necessária para a preparação do terreno onde serão erguidos 496 novos apartamentos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Planalto II

Divulgação
Operação tapa-buracos atua em pontos críticos para minimizar transtornos em ruas de acesso ao canteiro de obrasOperação tapa-buracos atua em pontos críticos para minimizar transtornos em ruas de acesso ao canteiro de obras

A administração de Ipatinga começou nesta sexta-feira (22) uma operação de tapa-buracos nas ruas Ilhéus, Cristalina, Mangaratiba e Maringá. A intervenção é uma medida paliativa a fim de minimizar os impactos causados nas vias em decorrência da movimentação de caminhões carregados com terra, oriunda de uma terraplanagem está em execução no canteiro de obras. A intervenção é necessária para a preparação do terreno onde serão erguidos 496 novos apartamentos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Planalto II.

A preparação do solo para a edificação das unidades habitacionais acontece desde novembro do ano passado e é executada pela Master Construtora e Incorporadora, empresa vencedora da concorrência para edificar os conjuntos residenciais. Conforme o engenheiro da empresa, Luís Carlos Nascimento, as obras cumprem o cronograma estabelecido, mas estariam ainda mais adiantadas não fossem as chuvas recentes. Estima-se que, com o tempo firme, dentro de uma semana a terraplenagem, que envolve a retirada de 15 mil caminhões de terra, seja concluída, sendo iniciada então a revegetação do solo. Assim os transtornos em decorrência da movimentação de máquinas e caminhões deverão ser minimizados.

Estrutura

Os apartamentos serão erguidos num terreno de aproximadamente 35 mil metros quadrados, cedido pelo município, com entrega prevista para março de 2020. O projeto prevê a construção de 31 blocos, cada um com 16 apartamentos, distribuídos em dois residenciais de quatro pavimentos. Os prédios serão dotados de amplo estacionamento, guaritas, quadras e áreas de playground.

Ações emergenciais

O prefeito Nardyello Rocha se posicionou nesta sexta quanto à poeira e erosão nas ruas, geradas pela obra. “A gente sabe que os moradores das redondezas têm razão e peço desculpas. Por isso estamos tentando mitigar os efeitos. Existia uma grande quantidade de terra caindo nas ruas e um dos pedidos que fizemos à empresa foi para que não enchesse demais os caminhões ou usasse lonas se fosse necessário. Recomendamos ainda a lavagem das vias, usando caminhões-pipas, para diminuir a poeira”, citou.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a previsão é que a ação termine na próxima semana. Serão usadas cerca de 15 toneladas de massa asfáltica para recomposição dos locais danificados.

“O asfalto de Ipatinga já é antigo e as ruas Ilhéus, Cristalina, Mangaratiba e Maringá são vias secundárias e que não estavam preparadas para receber todo esse movimento. Isso tem gerado algumas erosões na pista. Diante disso, começamos o trabalho paliativo de tapar os buracos, atacando os pontos mais críticos. Não adianta querermos fazer agora o definitivo – que consumiria cerca de 200 toneladas de asfalto – porque os caminhões irão continuar passando e jogaríamos dinheiro fora. Mas a administração se compromete a fazer o reparo mais amplo assim que o trabalho de terraplenagem estiver pronto”, garantiu o prefeito.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário