Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de fevereiro, de 2019 | 05:59

Programa para qualificação de cobradores de ônibus abre processo seletivo

Profissionais poderão fazer curso gratuito para mudança de categoria na carteira de habilitação

Arquivo DA
Programa ofertará aos cobradores a oportunidade de se qualificarem como motoristasPrograma ofertará aos cobradores a oportunidade de se qualificarem como motoristas

Os cobradores das empresas de transporte coletivo terão oportunidade para incrementar o currículo com o projeto de qualificação profissional para atuarem com motoristas profissionais, ofertado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) Vale do Aço de forma gratuita. O serviço tem como objetivo preparar trabalhadores para que possam enfrentar evoluções que o segmento do transporte coletivo de passageiros enfrenta. Recentemente ganhou destaque, no Vale do Aço, proposta – ainda em discussão – para reduzir a presença de cobradores no interior dos coletivos.

Para os profissionais que já atuam como cobradores, o programa do Sest/Senat terá três fases: a mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B para D, Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, exigido pelo Contran, e o Aperfeiçoamento de Motoristas para Transporte de Passageiros (simulador de direção). O processo seletivo oferta 70 vagas e está aberto para inscrições até o dia 21 de março somente pelo site www.sestsenat.org.br.

A diretora da unidade do Sest/Senat Vale do Aço, Luciana Chagas, explica que esta é uma forma do profissional se atualizar. “É uma nova oportunidade de estar inserido no mercado. É a chance de qualificar e ser aproveitado dentro da própria empresa como motorista. A nossa expectativa é que as 70 vagas sejam preenchidas, para que estas pessoas sejam capacitadas”, detalha Luciana.

Exigências

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve ter no mínimo 21 anos; ocupar a função de cobrador de transporte coletivo; possuir CNH categoria B há pelo menos dois anos; e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média durante os últimos doze meses.

As inscrições, bem como as demais etapas do Projeto Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros, serão gratuitas. Após a realização das inscrições, os candidatos receberão um e-mail com o comprovante. As vagas serão sorteadas aos inscritos que se enquadrarem nas exigências do edital. Os candidatos sorteados serão convocados por e-mail e terão até três dias para se apresentarem na unidade do Sest/Senat Vale do Aço com a documentação solicitada no edital.

De acordo com o certame, o Sest/Senat quitará todas as taxas e custeará os serviços necessários para a alteração da categoria da carteira de habilitação, salvo em casos excepcionais. Todas as informações do processo seletivo estão contidas no edital disponibilizado no site da entidade.

A unidade no Vale do Aço está localizada na Avenida São Luiz, 515, Parque Caravelas, em Santana do Paraíso. Outras informações podem ser conferidas no edital ou pelo telefone (31) 3801-6300.

Já publicado:
Demissão em massa de cobradores de ônibus é descartada por empresa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário