Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de fevereiro, de 2019 | 09:15

Cursos gratuitos de capacitação

Estão abertas as inscrições para atividades no Centro Cultural Usiminas

O Observatório da Diversidade Cultural está de volta a Ipatinga, com cursos gratuitos de capacitação profissional na área da cultura. Gestores, agentes culturais, artistas e educadores podem se inscrever no site da ONG - www.observatoriodadiversidade.org.br.

São vagas limitadas para os cursos de Aprofundamento em Gestão Cultural, Mapeamento da Diversidade Cultural e as oficinas Modos de Brincar e Lembrar: o lúdico a memória e a diversidade, e Modos de Lembrar e Esquecer: memória e a diversidade cultural.

Há 10 anos a ODC capacita pessoas em Minas Gerais e São Paulo. O patrocínio é da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura).

Divulgação/ACS CCU
Maurício Lima (no detalhe) será o instrutor no curso Modos de BrincarMaurício Lima (no detalhe) será o instrutor no curso Modos de Brincar
O curso de Aprofundamento em Gestão Cultural terá cinco módulos e é indicado para quem já possui algum conhecimento sobre o campo da gestão cultural. As aulas abrangem conteúdos como economia da cultura e economia criativa; construção da sustentabilidade em projetos culturais; possíveis articulações entre cultura e turismo e formação de público.

Na oficina Modos de Brincar, Maurício Lima apresenta práticas lúdicas, brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para compreender as relações entre memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural.

No curso de Mapeamento da Diversidade os alunos aprenderão a mapear a realidade sociocultural local, com exercícios conceituais e práticos e metodologia para sua identificação, registro e promoção.

As informações coletadas no curso serão organizadas e disponibilizadas à sociedade em plataforma digital, em estreita articulação com o poder público municipal, podendo impactar positivamente as políticas públicas locais.

Na oficina Modos de Lembrar, José Márcio Barros desperta a sensibilização sobre as formas cotidianas com que as pessoas produzem seus registros informais, expressando os modos de lembrar presentes nas práticas diárias de organizar agendas, bilhetes, cadernos, recados e coleções pessoais.

Para se inscrever é preciso ser maior de 16 anos, garantir frequência às aulas, atuar ou se interessar pela área da cultura, morar em Ipatinga ou cidades vizinhas.

Acesse o site www.observatoriodadiversidade.org.br, baixe o formulário de inscrição, preencha e envie para o e-mail [email protected]. As vagas são limitadas e os selecionados serão informados por e-mail antes do início das aulas.

SERVIÇO:
- Oficina Modos de Brincar
27 a 30 de março
Quarta a sexta: 18h10 às 22h20 / Sábado: 9h às 17h
Inscrições: até 20 de março

- Curso de Aprofundamento em Gestão Cultural
10 de abril a 4 de julho.
Quartas e quintas-feiras, de 18h10 às 23h10
Inscrições: até 1º de abril

- Curso de Mapeamento da Diversidade
18 de maio a 30 de junho.
Sábados e domingos de 8h às 18h
Inscrições: até 6 de maio

- Oficina Modos de Lembrar
24 a 26 de maio.
Sexta-feira: 18h a 22h / Sábado e domingo: 9h às 19h
Inscrições: até 13 de maio

Inscrições gratuitas: pelo site www.observatoriodadiversidade.org.br
Aulas no Centro Cultural Usiminas
Informações: [email protected] e no telefone (31) 99614-7097.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário