21 de fevereiro, de 2019 | 09:28

A conquista de Monte Castelo

FEB brilhou nos campos italianos na 2ª Grande Guerra Mundial

A Força Expedicionária Brasileira era um grupo militar brasileiro composto por 25.300 homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, na Segunda Guerra Mundial.

No início era formada por uma divisão de Infantaria, mas acabou abrangendo todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito.

Mais conhecida como FEB, adotou como lema “A Cobra Está Fumando”, uma resposta a que considerava ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

Arquivo GB Imagem
Posição da artilharia da FEB nas proximidades de Monte Castelo, em 1945Posição da artilharia da FEB nas proximidades de Monte Castelo, em 1945
O país esteve neutro no início da guerra, colaborando minimamente com os Aliados e com o Eixo.

Mas após o ataque dos japoneses contra Pearl Harbor, os Estados Unidos e o Brasil, por meio de um acordo assinado no Panamá, entraram de forma ativa na II Guerra. Foi assim que Getúlio Vargas criou a FEB.

A FEB desembarcou na Itália em julho de 1944 e entrou em combate em setembro, no vale do Rio Serchio, ao norte da cidade de Pisa.

As primeiras vitórias da FEB vieram com a ocupação de Massarosa, a tomada de Camaiore e Monte Prano. Durante o rigoroso inverno de 1944, os brasileiros lutaram nos Montes Apeninos, onde tiveram que enfrentar temperaturas de até 20 graus negativos e muita neve.

Em 21 de fevereiro de 1945, após árduos combates, a FEB finalmente conquistou o Monte Castelo.

Em Fornovo, cercou e aprisionou a 148º Divisão de Infantaria Alemã. Na sua arrancada final, conquistou a cidade de Turim e, em 2 de maio de 1945 na cidade de Susa, noroeste da Itália, fez junção com as tropas francesas.

Terminada a campanha, a FEB havia aprisionado mais de 20.000 soldados inimigos, oitenta canhões, 1.500 viaturas e 4 mil cavalos, saindo vitoriosa em 21 batalhas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário