Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de fevereiro, de 2019 | 09:31

MPF e autoridades regionais buscam formas de apressar obras no aeroporto regional

O Ministério Público Federal aguarda da Setop, até a próxima quinta-feira (28), respostas técnicas para as análises realizadas na pista do aeroporto e dados de investimentos que serão realizados

Divulgação
Encontro foi realizado na quarta-feira, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Ipatinga Encontro foi realizado na quarta-feira, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Ipatinga

Em mais uma etapa de discussões sobre a urgente necessidade de reforma na pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, o prefeito Nardyello Rocha participou, na tarde desta quarta-feira (20), de uma reunião convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ipatinga, realizada na sede da instituição, no bairro Cidade Nobre.

O encontro foi conduzido pelo Procurador da República Marcelo Freire Lage e contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG), membros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio de videoconferência, técnicos da companhia área Azul e da Socicam, que atualmente realiza a administração do aeroporto, além do presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, e do diretor da Usina de Ipatinga, Roberto Maia.

Durante a reunião, foram apresentados vários relatórios técnicos, elaborados desde 2016, que apontavam os riscos para pousos e decolagens, devido ao desgaste da pista. Diante dos fatos, os representantes do estado foram cobrados incisivamente pelo MP quanto a soluções mais urgentes para a retomada dos voos com a efetiva segurança aos passageiros.

O Ministério Público Federal aguarda da Setop, até a próxima quinta-feira (28), respostas técnicas para as análises realizadas na pista do aeroporto e dados de investimentos que serão realizados. Nesta terça-feira (19), a ANAC realizou emergencialmente uma nova inspeção na pista de pouso e decolagem.

Nardyello Rocha avalia que o encontro gerou importantes encaminhamentos. "Nós esperamos inicialmente a obra paliativa. Sabemos que isto ainda não resolverá o problema, mas assegura por certo período uma resposta à alta demanda de voos existentes na região. Posteriormente a esta ação, esperamos ainda que o governo assuma a reforma definitiva, no valor estimado de R$ 12 milhões", pontuou. Semanalmente, cerca de 4 mil pessoas embarcam e desembarcam no aeroporto regional, e os prejuízos econômicos são incalculáveis.

Questionados pelo Procurador Marcelo Freire sobre as contribuições que as indústrias locais poderiam dar no sentido de apressar as reformas paliativas na pista do terminal aeroviário, Roberto Maia, diretor da Usina de Ipatinga, e Flaviano Gaggiato, presidente da Fiemg, consideraram a possibilidade de promover uma mobilização para levantamento de recursos.

"Nós esperamos que, caso seja aceita a contrapartida da iniciativa privada, o governo do estado permita que essas empresas sejam isentas dos seus impostos, na proporção dos recursos investidos", comentou Gaggiato.

Já publicado:

Anac suspende voos no Aeroporto Regional do Vale do Aço
Empresários anseiam novos investimentos para o Aeroporto Regional do Vale do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Palhaço

21 de fevereiro, 2019 | 14:46

“Barrabas, concordo com sua punição, alias eu ate achava que la em Santana do Paraíso fosse homem o prefeito, kkkkk.”

Barrabas

21 de fevereiro, 2019 | 12:29

“Temos que ser realista o prefeito de ipatinga tem feito muito esforco para resolver o problema do aeroporto.agora a administracao santana de paraiso nunca deu muita atencao pra esses problema do aeroporto.”

Juca

21 de fevereiro, 2019 | 12:15

“Passaram uma semana e nada de solucao na pista do aeroporto.e ai como fica precisamos de noticias reais sem bla bla nas reuniao queremos maquinas na pista trabalhando e o servico feito.o vale do aco ja nao tem estrada agora sem transporte aereo. parece que o vale do aco esta fora do mapa do pais.regiao desconhecida e abandonada.”

Envie seu Comentário