EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de fevereiro, de 2019 | 07:45

Timóteo vai substituir luminárias por lâmpadas LED

O cronograma físico para a instalação dessas luminárias será de 12 meses a partir da assinatura do contrato

Divulgação
Licitação prevê a aquisição de 9.250 novas luminárias que substituirão as de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálicoLicitação prevê a aquisição de 9.250 novas luminárias que substituirão as de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico

A administração de Timóteo realiza na próxima terça-feira (26), às 14h, processo licitatório 004/2019, na modalidade de registro de menor preço global, para a aquisição de luminárias públicas de LED. O certame será transmitido ao vivo pelos canais da prefeitura no Facebook e Instagram.

O processo prevê a aquisição de 9.250 luminárias de LED que substituirão as de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico em toda a área urbana do município. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são procedentes da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública.

O cronograma físico para a instalação dessas luminárias será de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Entre as exigências técnicas previstas no Edital 004/2019, está a obrigatoriedade de as luminárias serem certificadas pelo Inmetro.

Segurança

Conforme a administração municipal, a substituição das luminárias trará maior eficiência energética e menor custo com a manutenção, pois a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos.

Segundo estudos, a iluminação com LED gera uma economia entre 50% a 70%. Outro benefício da troca de iluminação pública está relacionado ao meio ambiente, haja vista que na composição das novas lâmpadas não há substância tóxica, além disso, são consideradas lixo comum podendo ser descartadas junto ao lixo doméstico.

Outra vantagem com as luminárias de LED, segundo a administração de Timóteo, é o aumento da percepção de segurança. Após instaladas, “as ruas com a nova iluminação pública ficarão mais claras e tudo o que acontece nelas poderá ser percebido com maior nitidez, representando segurança para os moradores”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Priscila Doris/bairro Santa Maria

21 de fevereiro, 2019 | 08:23

“Melhor Iluminação não garante 100% de segurança, mas é um paliativo. A noite e nas madrugadas em Timóteo não se vê nenhuma viatura no Centro, no Santa Maria os assaltos são constantes a noite também.”

Envie seu Comentário