Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de fevereiro, de 2019 | 09:11

Exposição "Litografia Lotus Lobo"

Galeria Hideo Kobayashi exibe raro e precioso acervo de litografia, de 19/2 a 30/3

Após pesquisar a linguagem litográfica durante anos, a artista Lotus Lobo reuniu um importante acervo de pedras matrizes litográficas, embalagens em folha de flandres e matrizes em zinco antes pertencentes à Estamparia Juiz de Fora.

São desenhos de antigas marcas de produtos, manteiga, balas, biscoitos, fumo e banha. O público do Vale do Aço vai poder conferir importantes peças desse acervo, bem como obras de diversos períodos da trajetória artística de Lotus, na exposição “Litografia - Lotus Lobo”.

Lucas Galeno/Divulgação/ACS CCU
A mostra fica em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, de 19 de fevereiro a 30 de março, com visitação gratuita. Ao passear pela galeria, o público vai deparar com uma parte da história do design mineiro.

A exposição tem o patrocínio da Usiminas (Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais) e o apoio do Instituto Usiminas. Os visitantes vão receber uma obra de tiragem especial impressa em papelão, inspirada na criação de Lotus Lobo.

A litografia é um processo de impressão de imagens a partir de uma matriz, executada em um tipo de pedra calcária, a pedra litográfica. Desenvolvida na Alemanha, no fim do século 18, a técnica chegou a Minas Gerais no fim do século 19 e Juiz de Fora se tornou o maior parque industrial onde, em 1888, instalou-se a primeira gráfica de litografia.

As gráficas produziam impressões sobre papel que serviam como rótulos de bebidas, etiquetas, diplomas, cartazes, mapas e postais, e impressões sobre folhas de Flandres, para produtos enlatados como manteiga, queijo, doces, fumo de corda e biscoito.

Lucas Galeno/Divulgação/ACS CCU
Na exposição, os temas poderão ser observados não só nos aspectos do design, tipologia, uso das cores, influências, ecletismo de estilos e criação de uma linguagem gráfica brasileira, mas também a qualidade artística dos desenhos.

Ressalta-se que este universo iconográfico foi amplamente utilizado na produção artística de Lotus entre as décadas de 60 e 70, cujas obras deste período proporcionaram a projeção de uma carreira num contexto internacional.

A pesquisa de Lotus Lobo se constrói não só pela experimentação de técnicas e suportes para o processo litográfico, mas principalmente pela reflexão conceitual da litografia como linguagem.
Na mostra estão expostos exemplares de Maculaturas da década de 1970, bem como obras da série recente de litografias da Estamparia Litográfica, de 2016, que são impressões em papel cartão e embalagem de papelão.

As impressões foram orientadas pelo processo das Maculaturas dos anos 70, mas sobrepondo formas/imagens de embalagens e rótulos da litografia industrial, direcionadas pela artista.

Lucas Galeno/Divulgação/ACS CCU
Junto às obras serão exibidos fragmentos de sua vasta coleção de litografia industrial, como pedras litográficas, matrizes de zinco e embalagens originais em folhas de Flandres.

Para a Diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, é um privilégio receber na Galeria do Centro Cultural Usiminas um acervo tão rico na abertura da temporada de exposições de 2019.

“Ficamos muito felizes em receber o acervo de uma artista reconhecida mundialmente. Esperamos que todos aproveitem essa oportunidade única de ver de perto obras tão preciosas e cheias de história”, afirma.

Educativo
Os visitantes vão contar com auxílio dos monitores da Ação Educativa do Instituto Usiminas durante a exposição, que também conta com áudio descrição.

O atendimento ao público visitante, espontâneo ou agendado, estabelece um momento de diálogo, de inserção das obras em contextos possíveis, fornece acesso e subsídios para que o público conheça e reflita sobre arte e seu universo. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (31) 3824-3731.

SERVIÇO
Exposição: Litografia Lotus Lobo
De 19 de fevereiro a 30 de março
Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas
Visitação de terça-feira a sábado, das 10 às 21h
Informações: (31) 3824-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário