Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de fevereiro, de 2019 | 09:03

1° Concurso Internacional de Aldravias

Academia Brasileira de Letras de Mariana quer descobrir novos escritores

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB) de Mariana está com inscrições abertas para os interessados em participar do 1º Concurso Internacional de Aldravias. Para a direção da academia, o objetivo é revelar novos escritores nacionais e internacionais aldravistas nas categorias infantil, juvenil e adulto.

A presidente da Academia Brasileira de Letras, Artes e Ciência de Mariana, Andreia Donadon Leal, fala sobre o movimento aldravista. “A aldravia foi criada em 2010, por meio dos integrantes de um grupo de poetas de Mariana.

Divulgação
A aldravia é uma poesia com seis versos uni vocabularesA aldravia é uma poesia com seis versos uni vocabulares
O grupo foi organizado no ano 2000, com a criação e publicação do jornal Aldrava Cultural, distribuído na cidade para incentivar à leitura de poemas, contos e crônicas produzidas por escritores locais, e deu origem ao movimento aldravista”, relata.

Andreia Donadon afirma que a aldravia é o primeiro estilo de poesia genuinamente criado em solo brasileiro.

“Conseguimos divulgar esta nova forma de fazer poesia em diversos estados e cidades brasileiras, além de fazer com ela ganhasse destaque e reconhecimento internacional, já sendo praticada em países como Portugal, Espanha, França e outros. Sem dúvida, o 1° Concurso Internacional de Aldravias é um grande prêmio para a cultura e literatura brasileira”, comemora a escritora.

Sobre a aldravia e o concurso, ela explica: “A aldravia é uma modalidade de poema contendo seis versos uni vocabulares. Quem quiser participar do concurso na categoria infantil e juvenil deve apresentar dez poesias minimalistas inéditas. Os inscritos na categoria adulto devem enviar 20 poemas”, ressalta Andreia.

As obras inscritas não podem ter sido publicadas anteriormente por qualquer tipo de mídia. A entrega dos prêmios aos poetas e escritores melhores classificados no concurso será realizada em Mariana, em data a ser definida pela Comissão Julgadora e direção da Academia. Caso o autor não possa estar presente para a premiação em Mariana (MG), receberá o seu diploma por correio eletrônico.

As inscrições são gratuitas, podem ser realizadas até o dia 20 de maio e os interessados em participar do concurso devem enviar as aldravias digitadas para o e-mail: [email protected]. Mais informações estão disponíveis no portal jornalaldrava.com.br.

////

Poetas marianenses na FliPoços

Os poetas aldravistas da cidade de Mariana, Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal, foram convidados para participarem de uma das importantes feiras litero-culturais do país: a FLIPOÇOS, que será realizada de 27 de abril a 5 de maio de 2019, com a temática Literatura Sem Fronteiras

Arquivo pessoal
José Benedito Donadon Leal e AndreiaJosé Benedito Donadon Leal e Andreia
O objetivo do Festival Literário de Poços de Caldas é provocar o público a sair do modo comum. O Festival vai destacar a Literatura hispano-americana trazendo alguns dos mais importantes escritores latino-americanos.

A oficina de aldravias será no dia 3 de maio, sexta-feira, às 14h30, na Biblioteca Museu. A aldravia é nova forma poética, criada pelos poetas aldravistas Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, José Benedito Donadon Leal e J.S. Ferreira.

Marcada por características minimalistas e sucintas, nascida na cidade de Mariana, expande-se, principalmente, pela internet, e aponta uma via de saída para a poesia.

Andreia Donadon Leal é formada em Letras pela UFOP, Mestre em Literatura pela UFV, autora de 15 livros. Membro da Comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural e cronista do Portal Cidade de Mariana e do Jornal itabirano Tempo E Ética. Vencedora do Concurso Literário da Cidade de Manaus.

JOSÉ Benedito Donadon Leal é Doutor em Semiótica pela USP, Diretor do ICSA/UFOP, membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural. Tem 20 livros publicados. Vencedor do Concurso Nacional Xerox do Brasil.
Mais informações em www.flipocos.com/convidados-2019.html.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fábio Martins

20 de dezembro, 2019 | 16:02

“Boa tarde,

Gostaria de saber o resultado do concurso de aldravias?

obrigado”

Sérgio Gaiafi

31 de agosto, 2019 | 09:50

“Olé, eu amo escrever aldravias e gostaria de ser mais participativo num contexto plural.

Grato,
Sérgio Gaiafi

"Alado
Escrevo
Letras
Molhados
Palavras
Caladas."”

Ana Maria Fazio de Freitas

18 de julho, 2019 | 19:06

“Boa noite, gostaria de saber se já foi divulgado o resultado do 1º CONCURSO INTERNACIONAL DE ALDRAVIAS..
Grata!
Ana”

Envie seu Comentário