Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de fevereiro, de 2019 | 14:53

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão na Câmara de Ipatinga

Gabinetes de quatro vereadores foram alvo do MP e das polícias, Civil e Militar

Tiago Araújo
A Câmara Municipal ficou com as portas fechadas durante a operaçãoA Câmara Municipal ficou com as portas fechadas durante a operação

Com atualização às 17h36
Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Minas Gerais, com participação das polícias Civil e Militar, cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão na Câmara de Ipatinga, na tarde dessa sexta-feira (15). A câmara chegou a ficar com as portas fechadas, por algumas horas, no começo da tarde.

Representantes do MP e policiais vasculharam gabinetes de quatro vereadores, em busca de documentos que comprovem atos ilícitos. Os parlamentares são investigados por mau uso do dinheiro público, envolvendo gastos de gabinete, principalmente, com servidores.

No momento da operação houve aglomeração de várias pessoas em frente à Câmara, que gritavam por justiça e pediam pelo fim da corrupção na política.

Gaeco

Em nota, o Gaeco informou que essa foi a sequência da Operação Dolos, que teve como objetivo cumprir três mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão na cidade de Ipatinga. Apenas um dos envolvidos foi preso.

Conforme a nota, a investigação teve como finalidade de apurar as possibilidades de associação criminosa, organização criminosa e crimes contra administração pública.

“As investigações dão conta que alguns vereadores em Ipatinga contratavam pessoas com a finalidade de recolherem parte dos salários. As fraudes consistiam principalmente em três metodologias, a primeira, no recebimento e entrega de valores em espécie ao representante do legislativo, segunda na retenção do cartão bancário com o repasse de ínfimo valor ao funcionário (que na verdade também não prestava serviço à Câmera Municipal de Ipatinga/funcionário fantasma), com a subsequente manipulação na folha de ponto, enquanto que a terceira, o vereador determinava a realização de empréstimos bancários por parte de servidores com o saque e transferência para contas de interpostas pessoas (laranjas) visando maquiar o real destino dos valores”.

Operação

A reportagem do Diário do Aço acompanhou os trabalhos na porta do Legislativo e o promotor de Justiça, Fábio Finotti, foi o único a falar com a imprensa. Ele informou que ações foram ajuizadas no sentido de apurar diferentes fatos em diferentes gabinetes de vereadores. “Esses mandados estão sendo cumpridos, inclusive em residências de alguns vereadores também, e mais informações serão repassadas à imprensa em uma data e horário, que serão marcados na semana que vem, provavelmente na segunda-feira”, enfatizou o promotor.

Finotti acrescentou que preferia não informar quais vereadores são alvo da operação do Gaeco, embora as investigações não sejam sigilosas e as ações sejam públicas. “São feitas buscas em quatro gabinetes. A investigação foi desenvolvida pelo Gaeco, pela Promotoria Criminal e Promotoria de Defesa do Patrimônio Público aqui de Ipatinga. A princípio estão sendo recolhidos documentos em papel e informações dos computadores e celulares, inclusive, de alguns servidores que trabalham nos gabinetes”, resumiu.

Vereadores investigados

A Câmara de Vereadores informou, por meio de nota, que “as diligências foram realizadas nos gabinetes dos vereadores Luiz Márcio Rocha Martins, Paulo César dos Reis, Rogério Antônio Bento e Wanderson Silva Gandra. Durante a operação, o vereador Luiz Márcio foi conduzido pelas autoridades policiais”.

Segundo a Câmara, o prédio da instituição foi temporariamente fechado ao público para facilitar os trabalhos das autoridades, porém, horas depois as portas foram abertas à população. “A Câmara Municipal reforça o comprometimento do Poder Legislativo Municipal com a busca da verdade. Desde início das investigações, tem colaborado com as autoridades no sentido de garantir total transparência e isenção da instituição perante os fatos”.

Já publicado:
MP pede a regularização do quadro de servidores da Câmara de Ipatinga



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Boneca

18 de fevereiro, 2019 | 09:48

“E aquele vereador empresario hein, um senhor ja de idade que e mais safadinho que o Wesley Safadão kkkkk, se pegaram celular de assessores dele, a casa vai cair kkkkk”

Arthur

16 de fevereiro, 2019 | 10:33

“O comentário do Rodrigues parei de ler no 'Bozo'...”

Marco Túlio Miranda

16 de fevereiro, 2019 | 08:45

“Eu ainda não entendi o motivo que o Gaeco não vistoriou a prefeitura de Coronel Fabriciano. Auditoria nas obras do Parque Linear urgente.”

Poeta Urbano

16 de fevereiro, 2019 | 00:13

“Na natureza nada se perde, tudose transforma, na politica brasileira ninguem é condenado, tudo é manipulado pelo mesmo sistema q condena.”

Rick

16 de fevereiro, 2019 | 00:09

“a polícia e justiça esta fazendo a parte dela mas infelizmente tem uns eleitores analfabetos e fanáticos que complicam o resultado da eleição e insistem em votar nesse pessoalzinho aí... o eleitor tem de aprender o B-A-BÁ, esquecer essa babaquice ideológica de esquerda e direita e viver a realidade.”

Bozolino

15 de fevereiro, 2019 | 23:06

“Uai , sera que ele e parente do bozo? Bebiano ? Das deputadas laranjas ? Do ministro que se ferrou ? Ou ele e da turma la de joanesia do prefeitao gostozo”

Barrabas

15 de fevereiro, 2019 | 22:37

“O povo esta pagando imposto carrismo em ipatinga como iptu .taxa lixo etc.e estes bandidos assaltando os cofres publico .cadeia e o dinheiro de volta e perca do mandato.ladroes safado o povo estao decepcionado com esses ladroes eleito pelo povo.”

Soares

15 de fevereiro, 2019 | 19:10

“parabéns gaeco pra cima desse bando de vagabundos enganadores do povo eu me lembro a pouco tempo uma matéria informando desse tal de Rogério recebendo parte do salário de um acesor dele quero lembra q breve teremos eleições para vereadores espero q o povo lembre destes enganadores parabéns diário do aço pelo serviço prestados a população de ipatinga”

Jorge

15 de fevereiro, 2019 | 19:02

“Excelente!!!
Espero que acabem com esse cartel de gasolina na cidade que ta escancarado.”

Luiz Fernando Drumond Ramos

15 de fevereiro, 2019 | 18:43

“Devemos apoiar e aplaudir o trabalho do Gaeco, da polícia civil e militar. Bandido tem que ser preso. Está surgindo uma nova política no Brasil e estes políticos safados e ladrões merecem sim a cadeia.”

Rodrigues

15 de fevereiro, 2019 | 18:12

“Este caso ocorrido em Ipatinga,não e´o mesmo caso que está ocorrendo lá em Brasília com o filho do BOZO?
Porquê aqui são vereadores de uma cidade do interior,eles são punidos.Mas o filho do BOZO,não pode responder pelos mesmos atos que estes vereadores cometeram?”

Manim

15 de fevereiro, 2019 | 17:15

“TEM QUE ACABAR COM ESSA COJA DE BANDIDOS, DE COLARINHOS BRANCO.( LADRÃO DO DINHEIRO PÚBLICO)”

Palhaço

15 de fevereiro, 2019 | 16:25

“Parabéns ao GAECO, Parabens a nossa Policia Civil e aos moradores da nossa Ipatinga, que vão ate ao MP e denunciam. Que os maus saem logo.”

Dr Honesto

15 de fevereiro, 2019 | 16:10

“Tem que prender esta turma de bandido que usa a política para se beneficiar. Cadeia nestes bandidos!”

Envie seu Comentário