14 de fevereiro, de 2019 | 18:03

Reunião em Belo Horizonte busca solução para Aeroporto Regional

Conforme o parlamentar, no encontro, o secretário informou que foram estudadas várias alternativas para melhorar as condições do aeroporto

Divulgação
Celinho do Sinttrocel se reuniu com o Secretário de Transporte e Obras Públicas e com Subsecretário de Regulação de TransportesCelinho do Sinttrocel se reuniu com o Secretário de Transporte e Obras Públicas e com Subsecretário de Regulação de Transportes

A necessidade de realização de obras de recuperação e recapeamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional do Vale do Aço voltou à pauta nesta semana, com a confirmação que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras interrompeu nesta quinta-feira (14), sob o argumento de falta de segurança para suas atividades no terminal.

Também na quinta-feira, em Belo Horizonte, o deputado Celinho Sinttrocel foi recebido pelo Secretário de Transporte e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio de Barcelos Silva, e pelo Subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Oscar Borges Prosdocimi.

Conforme o parlamentar, no encontro, o secretário informou que foram estudadas várias alternativas para melhorar as condições do aeroporto. Uma delas foi encaminhada à Infraero – empresa pública responsável pela administração dos principais aeroportos do país. Porém, segundo o secretário, a proposta foi descartada em função do processo de privatização da Infraero e retornou ao âmbito estadual. Marco Aurélio ressaltou que sua equipe tem trabalhado com afinco para resolver o problema do recapeamento. “As obras do Aeroporto do Vale do Aço estão entre as nossas prioridades”, comentou.

Possíveis soluções

Ao fim do encontro, a Setop comunicou que atualmente trata o problema em duas frentes. A primeira busca uma ação paliativa que possa garantir a normalização o quanto antes da operação do Aeroporto Regional do Vale do Aço – sem risco para os usuários ou prejuízos para a companhia área. A curtíssimo prazo, a secretaria busca uma solução jurídica e espaços contratuais para garantir recursos para uma recuperação emergencial da pista. De imediato, será necessário confirmar os orçamentos feitos para a recuperação e, em seguida, buscar disponibilidade orçamentária e fontes para remanejamento.

A segunda frente analisada para solucionar a questão do aeroporto visa uma ação mais definitiva que promova uma reforma estrutural ampla, refaz a pista, garante um resultado mais duradouro e o pleno funcionamento da unidade. Segundo o Projeto Básico, feito pelo governo anterior, esta alternativa custaria, sem os custos de material asfáltico, R$ 8,7 milhões.

Conforme a secretaria, diante do quadro atual, com a paralisação da operação da empresa aérea no Vale do Aço, até esta sexta-feira (15) será encaminhada diretamente ao governador Romeu Zema uma posição, para sua decisão final. “De uma coisa a população do Vale do Aço pode estar certa: Não vamos desamparar a região, ela não será abandonada. Vamos dar a melhor solução, o mais rápido possível”, comprometeu-se Marco Aurélio.

Quanto aos hangares e outras obras de infraestrutura, o secretário informou que o caminho pensado até agora é uma Parceria Público Privada e que o tema voltará a debate assim que o assunto da pavimentação for equacionado.
Ao fim do encontro, o deputado Celinho avaliou como positiva a reunião “De fato, a empresa não pode colocar em risco a vida de seus passageiros. Mas o secretário me passou firmeza. Ele e sua equipe estão envolvidos para valer na busca de uma solução e isto é muito importante. Agora é esperar a normalização rápida das operações do aeroporto”, disse o parlamentar.

Aeroporto

Localizado no município de Santana do Paraíso (a 3 quilômetros do centro de Ipatinga), o Aeroporto Regional do Vale do Aço tem uma pista de dimensões de 2.004 metros de extensão por 45 metros de largura. Serve às empresas e à população da Região Metropolitana do Vale do Aço e a seu Colar Metropolitano.

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