14 de fevereiro, de 2019 | 18:10

Governo fixa idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres

Proposta de reforma da Previdência será enviada ao Congresso na quarta

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, fala à imprensa sobre a reforma da Previdência, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da AlvoradaO secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, fala à imprensa sobre a reforma da Previdência, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica do governo decidiram que a proposta de reforma da Previdência fixará uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres, com um período de transição de 12 anos. A proposta de reforma do sistema previdenciário será encaminhada ao Congresso na próxima quarta-feira (20).

As informações são do secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, ao final da reunião com o presidente, no Palácio da Alvorada. Foram cerca de duas horas de reunião, com a participação dos ministros da Economia, Paulo Guedes; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; e da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Marinho disse que a equipe econômica defendeu uma idade mínima de 65 anos para homens e para mulheres. Já o presidente discordava da idade mínima das mulheres: queria 60 anos. Além disso, o tempo de transição desejado pelos economistas era de dez anos, algo também negociado por Bolsonaro, que queria 20 anos de transição. No final, o consenso ficou em 12 anos.

Depois de assinar o texto da reforma, na próxima quarta-feira, Bolsonaro vai fazer um pronunciamento à nação para explicar a necessidade de mudar as regras para aposentadoria no país. “O presidente fará um pronunciamento à nação, explicando de que forma essa nova Previdência vai ser encaminhada ao Congresso para ser discutida. E esperamos que seja aprovada brevemente”, disse Marinho.

O governo calcula que a reforma vai permitir uma economia de R$ 1 trilhão nos próximos dez anos. Por se tratar de uma proposta de emenda constitucional (PEC), a reforma da Previdência precisa ser votada em dois turnos na Câmara e depois no Senado, com apoio de no mínimo dois terços dos deputados e dos senadores em cada votação.

(Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wallace

02 de março, 2019 | 09:58

“Gostaria de estar mais por dentro da aposentadoria especial. Por literalmente massacra o trabalhador.”

Lucia Maria Dê Souza Araujo

15 de fevereiro, 2019 | 14:29

“Errado,eu trabalhei muito feliz para o presidente,pensando eu que mudaria.que ilusão,mais uma vez nos o povo mais humildes e que vamos continuar pagando o pato,se e que tem pato.Eu estou com 57 anos e já estou muito cansada.Que decepção. Mais afinal e o Brasil”

Alberto

15 de fevereiro, 2019 | 08:58

“Por que tambem não economizar nas regalias dos políticos , promotores, Juizes, Desembargadores, etc.Porque só o povo tem que assumir todos os problemas do País???”

Taurus

15 de fevereiro, 2019 | 01:11

“Votou? Agora aguenta sem reclamar!!!”

Edvaldo Rodrigues

15 de fevereiro, 2019 | 00:48

“Jair bolsonaro nao era essa a sua proposta antes nao meu camarada tua proposta era mulher aposentar com 55 e homens com 60 eu vi isso nos jornais agora vem os capas preta e quer mudar a sua opiniao ai e complicado ne por que ainda a ladroes na presidencia e essa economia de mais de 1 trilhao ficara e para os ladroes robarem tudo depois por que as maezinhas deles e os paezinhos nao precisao de aponsentadorias nao bando de ladroes"""""”

Roberto

14 de fevereiro, 2019 | 23:37

“O biroliro. Vc acha q um polícia de 64 têm condições de dá segurança pra sociedade, troca tiros a ladrão, correr atrás de vagabundo de 20 anos. Sem contar q qdo ele aposentar ñ vai receber dinheiro de acerto de tempo de serviço apenas o salário do mês .pensa na segurança dos seus filhos e Netos. Ñ seja egoísta”

Biroliro

14 de fevereiro, 2019 | 22:00

“Tá aí os pessoal... na cabeça que é pra não estragar o couro.
Uma pergunta: militar, parlamentar, juiz e promotor serão balizados pela idade mínima ou terá ainda mínima da mínima?
A reforma é necessária mas o massacre pode ser evitado.
Trabalhador rural aposentando aos 65 pode né... militar não.
É a mudança mesmo!”

Edna Silva

14 de fevereiro, 2019 | 18:57

“Economiza um trilhão para os políticos roubarem dos pobres. A reforma tem que vir de cima, Sr. BOSO.”

Envie seu Comentário