15 de fevereiro, de 2019 | 05:58

Governo de Minas alerta sobre uso de vacinas desatualizadas

Algumas instituições têm promovido ações em Minas Gerais para disponibilizar vacinas da temporada 2018

Marcus Ferreira
Secretaria de Saúde adverte sobre ações de imunização contra influenza em entidades privadas, com material de 2018, que são ineficazesSecretaria de Saúde adverte sobre ações de imunização contra influenza em entidades privadas, com material de 2018, que são ineficazes

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) faz um alerta sobre campanhas de vacinação para imunização contra a influenza (gripe) promovidas por entidades privadas. Algumas instituições têm promovido ações em Minas Gerais para disponibilizar vacinas da temporada 2018, ineficazes para a proteção contra a doença, pois não são compostas com as cepas da temporada 2019.

“Não se trata de vacinas vencidas, mas sua composição está desatualizada, pois não contêm as cepas indicadas em estudos e documentos técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. As pessoas ficarão com falsa sensação de proteção”, adverte a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Janaína Fonseca Almeida.

Ainda segundo a técnica, a vacina para 2019 ainda não foi distribuída, nem para a rede pública, nem para a rede privada. A campanha oficial de vacinação está prevista para ocorrer durante o outono, entre 15/4 e 31/5, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações. “É importante reforçar que o Ministério da Saúde indica a vacinação contra influenza neste ano utilizando-se a vacina com composição de 2019, conforme estabelecido no Art.1º da Resolução-RE Nº 2.714/2018. Deve-se salientar que ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2019, comparada à utilizada no ano passado”, explica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário