CADERNO IPATINGA 2024

12 de fevereiro, de 2019 | 16:48

Novo prefeito é eleito de forma indireta em Santa Maria do Suaçui

Também confirmou que já tem um secretariado montado e que priorizou a indicação de técnicos

Divulgação
Palitó, eleito prefeito Palitó, eleito prefeito

O vereador Aristóteles Temponi Catarina, o Palitó, do (MDB), foi eleito novo prefeito de Santa Maria do Suaçuí após eleição indireta realizada pela Câmara na noite na segunda-feira (11). O vice é Aristeu Rocha de Jesus (PV).

Temponi disse que sua prioridade na prefeitura é avaliar a situação do município para definir o trabalho a ser feito. O prefeito acrescentou que a maior preocupação é com a área da saúde. Também confirmou que já tem um secretariado montado e que priorizou a indicação de técnicos.

A eleição contou com chapa única que recebeu 8 votos favoráveis e um contrário. Aristóteles Temponi tem 64 anos, é servidor público aposentado e foi eleito vereador pela primeira vez em 2016.

Com a posse do novo prefeito, o vereador Jaci da Silva Pinto (MDB), que exercia o cargo de prefeito interino, após a renúncia de João Lopes Nunes Filho, o João Fidel, em 2 de janeiro. Fidel era vice na chapa que tinha Rodolfo Lima Neto como prefeito. Com a morte de Rodolfo, em 9 de fevereiro de 2017, ainda no início do mandato, João assumiu o cargo de Chefe do Executivo naquele mês.

A eleição indireta realizada na Câmara de Vereadores na segunda-feira (11) é prevista no artigo 93 da Lei Orgânica do município. A legislação municipal determina que, em caso de vacância do cargo de prefeito nos últimos dois anos do mandato, o cargo é preenchido por meio de eleição realizada pelos próprios vereadores, no prazo de 30 dias.

O Ministério Público apura um suposto esquema criminoso envolvendo agentes políticos e particulares em Santa Maria do Suaçuí. O ex-prefeito é citado em uma denúncia de recebimento de propina e ter sido ameaçado a renunciar. A denúncia também indicava que um dos vereadores tinha comprado votos para se eleger prefeito. Por causa desses fatos, o MP chegou a ingressar com um pedido de liminar para suspender a eleição até a apuração do caso. A liminar foi derrubada, a eleição foi realizada e as investigações ainda estão em andamento.

O município de Santa Maria do Suiaçuí, localizado no Vale do Rio Doce, tem 14.620 habitantes, conforme estimativa 2018 do IBGE.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário