12 de fevereiro, de 2019 | 14:00

Autor da ''defesa do século'', Gordon Banks morre aos 81 anos

A morte foi anunciada pela família e publicada pelo Stoke City, mas não foi divulgada a causa da morte

Reprodução
Banks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em CopasBanks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em Copas

O inglês Gordon Banks morreu nesta terça-feira (12) aos 81 anos. Campeão do Mundo na Copa de 1966, na Inglaterra, ele ficou famoso pela defesa em cabeçada de Pelé na Copa de 1970. A morte foi anunciada pela família e publicada pelo Stoke City, mas a causa da morte não foi informada.

Desde 2015 Banks lutava contra um câncer renal. "É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ser mais orgulhosos por ele. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada”, diz o comunicado.

No lance que o tornou célebre, conhecido como "a defesa do século", Gordon Banks parou uma cabeçada de Pelé no jogo disputado no dia 7 de junho de 1970, pela primeira fase do Mundial. O Brasil venceu a partida por 1 a 0.

Banks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em Copas. Ele ainda disputou o Mundial de 1970 pelo país e atuou pelo Stoke City até 1973, quando se aposentou. Quatro anos mais tarde, ele voltou à ativa para jogar uma temporada no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos. Banks perdeu parte da visão do olho direito em 1972 em um acidente de trânsito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário