Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de fevereiro, de 2019 | 10:46

Produtores de queijo de qualidade

Na zona rural de Ipatinga, casal é pioneiro em licenciamento de produtos

Dono de uma propriedade rural no Córrego dos Lúcio, região do Ipaneminha, há mais de 15 anos, o casal Jamil Delfino dos Santos Júnior e Irinéia Pereira Fortunato Delfino tem muitos motivos para comemorar.

Afinal, eles foram os primeiros produtores rurais em Ipatinga a obter a regularização sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Eles contaram com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga (Semdetur) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Divulgação/SecomPMI
A extensionista Alessandra (Emater) auxiliou a produtora IrinéiaA extensionista Alessandra (Emater) auxiliou a produtora Irinéia
Com o cadastro oficializado, as agroindústrias e os produtores rurais que trabalham com produtos de origem animal obtêm um prazo de dois anos para adequar a produção às normas da legislação sanitária, desfrutando do registro como produto inspecionado.

Alessandra Araújo Vasconcelos Freitas, extensionista de Bem-Estar Social da Emater, explica que "nesse período as agroindústrias são acompanhadas por técnicos do IMA, que orientam e assessoram os empreendimentos para buscar o registro definitivo como estabelecimento inspecionado".

Durante esse acompanhamento e adequação, as agroindústrias e produtores rurais podem continuar produzindo sob a supervisão do Instituto. Com a regularização, Júnior e Néia ganharam o direito de comercializar os queijos que produzem em âmbito estadual.

“Vamos continuar evoluindo no atendimento das normas, sabendo que nossos padrões de qualidade têm o aval do organismo estadual. Agora criamos uma logomarca e um rótulo e vamos comercializar nosso produto em supermercados e lojas do ramo, na região e em todo Estado”, contam os produtores.

Produção
A produção de queijo de Júnior e Néia teve início porque eles queriam tornar o sítio autossustentável. Inicialmente, quem colocou a mão na massa foi Irinéia, que começou a fazer queijo de forma caseira, tomou gosto pela produção e se especializou.

Divulgação/SecomPMI
Vários tipos de queijo são produzidos no Empório da SerraVários tipos de queijo são produzidos no Empório da Serra
“Os primeiros deram muito errado. Depois fui acertando, fazendo para presentear amigos e familiares. Com o passar do tempo, fui me especializando em cursos, avançando nos módulos, e hoje temos uma produção em grande escala”, conta.

Há três anos na atividade e detentor da marca “Empório da Serra”, hoje o casal fabrica queijos do tipo parmesão, meia cura (o carro-chefe), com ervas, ‘frança’, requeijão e frescal, além de doce de leite e iogurte.

Turismo rural
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Luis Henrique Alves, diz que a prefeitura local tem buscado cada vez mais recursos para capacitar e especializar os produtores rurais da zona rural da cidade, incentivando também o fomento do turismo rural, é um segmento turístico que associa a vivência do cotidiano ao modo de produção rural, e o lazer à visitação e valorização do meio ambiente.

“Com alguns desses produtores, em parceria com o Sebrae, fizemos uma visita à cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, referência no país como berço do Agro Turismo.

Depois fizemos uma consultoria em Ipatinga, e a partir daí criamos um roteiro turístico, o Ipatinga Rural, que permite aos turistas conhecer a zona rural e desfrutar de muitas atrações e atividades.

E vamos incentivar ainda mais esses empreendedores a investirem em suas propriedades, para que possam se destacar em seu ramo e movimentar a economia rural”, conclui Luís Henrique.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário