CADERNO IPATINGA 2024

11 de fevereiro, de 2019 | 10:26

A importância do agronegócio mineiro

Governador de Minas se reúne com empresários do setor agropecuário

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou na última quarta-feira (6) de uma reunião de trabalho com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Foi a primeira vez que um governador do Estado esteve na sede do Sistema Faemg, que representa o setor do agronegócio responsável por 33,54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

“Vi pessoalmente como as regiões mineiras se desenvolveram graças ao agronegócio. Então, sei da importância dessa atividade para Minas Gerais. Somos primeiro, segundo e terceiro colocados em uma série de atividades do agronegócio, e vamos trabalhar ainda mais para melhor essas posições”, afirmou Romeu Zema.

Divulgação/Renato Cobucci/ImprensaMG
Roberto Simões, Romeu Zema e Ana Valentino (ao fundo e ao centro)Roberto Simões, Romeu Zema e Ana Valentino (ao fundo e ao centro)
Entre as ações pontuadas como fundamentais pelo governador estão fomentar o crescimento do setor do etanol, dar maior segurança aos produtores e analisar a questão fundiária.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, que também acompanhou a reunião, falou da necessidade de trabalhar em conjunto com a entidade.

“Hoje é o início de uma parceria entre o governador, a secretaria e a Faemg. Vamos incentivar a produção rural e criar um ambiente de segurança jurídica que estimule os negócios. Vamos buscar regulações para a produção rural, aumento da lucratividade do produtor, sem esquecer a sustentabilidade”, disse a secretária.

Minas Gerais tem atualmente cerca de 600 mil propriedades rurais. A Faemg representa 385 sindicatos de produtores rurais mineiros e atende 400 mil pequenos, médios e grandes produtores.

O agronegócio mineiro representa 13,59% do PIB nacional. Os principais produtos exportados pelo setor incluem o café, com 40,6%, o complexo soja (23,5%) e as carnes (10,6%). O presidente da Faemg, Roberto Simões, destacou a relevância da presença do governador na entidade.

“Foi para nós um dia memorável porque é a primeira vez que um governador vem à nossa entidade. Foi um encontro extremamente produtivo, encorajador. Juntos, nós e o Governo podemos fazer Minas melhor do que é”, defendeu o presidente, que apresentou todo o sistema da federação ao governador.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário