11 de fevereiro, de 2019 | 10:20

Educação ambiental lúdica

Instituto Usiminas promove visita interativa ao Viveiro de Mudas da Usiminas, pelo projeto Aventura no Viveiro

Com o objetivo de levar conhecimento, diversão e educação ambiental para a comunidade de Ipatinga (MG), o Instituto Usiminas ampliou sua atuação para a área de educação ambiental, em 2017, com o projeto Aventura no Viveiro.

A iniciativa, que integra o Projeto Xerimbabo Usiminas, promove uma visita lúdica ao Viveiro de Mudas da Usiminas, incluindo contação de histórias, um passeio pelo viveiro e plantio de mudas.

Divulgação/ACS Usiminas
Alunos das várias escolas adquirem novos conhecimentos ambientaisAlunos das várias escolas adquirem novos conhecimentos ambientais
Em 2018 a ação foi estendida para as famílias, que puderam conhecer de perto a rica floresta existente na área da cidade, alcançando um público de aproximadamente 2 mil pessoas, a grande maioria estudantes. Ao todo, 37 escolas do Leste de Minas foram atendidas nas visitas.

Neste ano, a comunidade já pode se programar para participar do projeto. A temporada 2019 terá início em abril e os agendamentos para participação já começam neste mês de fevereiro.

A partir do próximo dia 26, escolas e famílias podem agendar a sua participação. As visitas vão ocorrer nos dias 2 e 3 de abril, para escolas, com sessões às 8h e às 14h; e no dia 6 de abril, para famílias, nos mesmos horários. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (31) 98437-3330.

A atividade foi desenvolvida para que os participantes possam usufruir de um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas, espaço criado em 1980 para ser um local de preservação e educação ambiental, acessível à comunidade.

Por meio de uma contação de histórias, a atriz Raquel Vieira aborda temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com a cidade na qual vivemos. Os participantes fazem um piquenique para degustar algumas frutas e vivenciam um momento prático e lúdico, com o plantio de mudas e um passeio cheio de informação pelo viveiro.

Emannuel Gustavo Rodrigues Sousa, estudante da Escola Estadual Agripino Vilas Novas, da cidade de Fernandes Tourinho, participou de uma sessão da Aventura no Viveiro em 2018 e se divertiu com a atividade de educação ambiental.

“É muito legal descobrir de perto a natureza e as sementes que constroem uma floresta. Nós aprendemos que as árvores precisam de cuidados especiais, e que se preservamos o meio ambiente, muito mais pessoas vão aproveitar a natureza por muitos anos”.

Divulgação/ACS Usiminas
Famílias inteiras se divertem com as atividades da Aventura no ViveiroFamílias inteiras se divertem com as atividades da Aventura no Viveiro
O projeto é uma das ações promovidas pelo Instituto Usiminas que estreitam lanços e reforçam sua atuação em responsabilidade social, nas comunidades onde a Usiminas está presente.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o Projeto Aventura no Viveiro, criado inicialmente para atender escolas, chega ao segundo ano com mais força, dando oportunidade para as famílias vivenciarem essa experiência.

“Em dois anos de atuação, o projeto se consolida como uma importante referência em educação ambiental e revela para a comunidade do Vale do Aço uma rica floresta, onde são cultivadas mudas num longo e contínuo trabalho de cuidado com o meio ambiente que é mantido pela Usiminas. Esperamos que mais pessoas sejam atendidas pela iniciativa neste ano de 2019”, conclui Penélope.

SERVIÇO:
Aventura no Viveiro
Dias: 2, 3 e 6/4 – terça, quarta-feira e sábado
Horários: 8h e 14h
Local: Viveiro de Mudas da Usiminas
Duração: 3h
Classificação: acima de 6 anos
Agendamento escolar na Ação Educativa, pelo telefone (31) 98437-3330, a partir do dia 26 de fevereiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário