11 de fevereiro, de 2019 | 10:05

Dose reduzida da vacina contra aftosa

A expectativa é de que diminua a ocorrência de reação nos animais

A vacina contra a febre aftosa vai ter a dose reduzida de 5 ml para 2 ml na primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos que será realizada a partir de maio, na maioria dos estados brasileiros.

Diego Viali dos Santos, chefe da Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lembra que, na primeira etapa de vacinação do ano, a grande maioria do país vai imunizar todo o rebanho, conforme calendário de vacinação disponível em www.agricultura.gov.br/febreaftosa.

Apenas no Acre, Espírito Santo e Paraná a dose será aplicada apenas em animais jovens (de até 24 meses de idade). O estado do Amapá, por suas condições peculiares, faz a vacinação anual somente no segundo semestre.

Divulgação
O local correto de aplicação é a ‘tábua’ do pescoço do animalO local correto de aplicação é a ‘tábua’ do pescoço do animal
A mudança da dose é prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que deverá culminar com a retirada total da vacinação no país até 2021.

A expectativa de Diego Viali dos Santos é de que, reduzindo a dosagem, ocorram menos reações nos animais (caroços e inchaço). Além disso, com frascos menores, as vacinas vão ocupar bem menos espaço, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração.

“Os laboratórios produtores têm estoque suficiente do novo produto para atender à demanda dos criadores”, afirmou.

O ministério preparou um manual para fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa, atualizando a publicação de 2005. A versão digital, com orientações aos Serviços Veterinários Estaduais e distribuidores sobre a qualidade exigida ao produto, deverá ser disponibilizada esta semana.

Cuidados com as vacinas:
- Compre as vacinas somente em lojas registradas.
- Verifique se estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.
- Para transportá-las, use uma caixa térmica, com três partes de gelo para uma de vacina, e lacre.

- Mantenha a vacina no gelo até a hora de aplicar. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.
- Ao vacinar, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são essenciais para uma boa vacinação.

- Agite o frasco antes de usar e aplique a dose certa nos animais: 2 ml.
- O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma.
- Lembre-se de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas. (com Janete Lima/MAPA)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário