11 de fevereiro, de 2019 | 09:58

Coleta Seletiva de Ipatinga – 2 Fase

Campanha de conscientização cresce na comunidade, com instalação de coletores nos bairros

Se a população não entende que o lixo de muitos pode ser transformado por outros em dinheiro, gerando também cuidados com o meio ambiente, a Coleta Seletiva perde o valor”.

Esta é a avaliação do catador de materiais recicláveis José Geraldo Isaías, ao ser informado pela administração de Ipatinga que os 100 coletores do projeto-piloto, instalados nos bairros Cidade Nobre, Veneza e Horto, foram recolhidos para limpeza e restauração por causa do mal uso.

Há quase seis anos vivendo do trabalho de reciclagem de resíduos sólidos, José Geraldo acrescentou:

Divulgação/SecomPMI
Moradores sem consciência usaram os coletores de forma erradaMoradores sem consciência usaram os coletores de forma errada
“Ao longo dos quatro meses de teste do projeto, a gente viu muito lixo comum, que é recolhido pela Vital Engenharia, ser jogado nos coletores. Tinha bagaço de cana e até animal morto em alguns locais. Esse tipo de material não se recicla, o descarte incorreto põe em risco a nossa saúde e afeta os moradores, pois atrai ratos”, desabafa.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma), Núbia Fernandes Batista, informa que o projeto de Coleta Seletiva entra na segunda etapa em fevereiro.

“Novas comunidades serão selecionadas para receber os coletores. Em parceria com as escolas, associações de bairro, empresários e lideranças religiosas, nosso objetivo é conscientizar os moradores, tornando-os corresponsáveis no cuidado dos coletores seletivos e no correto desenvolvimento da iniciativa”, salienta.

O prefeito Nardyello Rocha reforçou o trabalho de conscientização que será feito, para que o projeto alcance resultados reais e significativos no município.

Divulgação/SecomPMI
Moradores sem consciência usaram os coletores de forma erradaMoradores sem consciência usaram os coletores de forma errada
“Não há mágica nisso. O lixo que geramos não vai desaparecer da cidade só porque o caminhão recolheu. A população precisa mudar hábitos, adotar a atitude de separar materiais recicláveis do lixo comum, entender que isso vai causar um menor impacto ambiental e ainda vai ajudar pessoas a gerar renda.

A primeira etapa da Coleta Seletiva mostrou quanto estamos atrasados. Assim, vamos investir pesado no trabalho de educação ambiental nas escolas, principalmente entre as crianças e adolescentes, que são o futuro da cidade”, afirmou.

Divulgação/SecomPMI
Na segunda fase, os coletores serão lavados a outros bairrosNa segunda fase, os coletores serão lavados a outros bairros
Projeto-Piloto
O projeto da Coleta Seletiva em Ipatinga foi custeado e elaborado pelo Ministério Público de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Ipatinga, Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço e Vital Engenharia Ambiental na implantação.

Com uma verba de R$ 240 mil, arrecadada através da aplicação de multas por crimes ambientais, 100 coletores foram construídos e colocados nos bairros Cidade Nobre (39 unidades), Veneza (46) e Horto (15).

Divulgação/SecomPMI
José Geraldo dirige a Ascari, uma das entidades participantesJosé Geraldo dirige a Ascari, uma das entidades participantes
Realidade
Em todo o município de Ipatinga são geradas, em média, cerca de 4.247 toneladas de resíduos sólidos domiciliares a cada mês. Deste total, cerca de 48 toneladas são recicladas, representando um índice médio de reaproveitamento de aproximadamente 1,1%.

A coleta dos materiais recicláveis é realizada por cerca de 120 catadores conveniados com as associações Associação dos Catadores de Material Reciclável de Ipatinga (Ascari), Associação dos Catadores de Material Reciclável (Amavale) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região do Vale do Aço (Coopcava), entidades que atuam em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas