EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

08 de fevereiro, de 2019 | 07:15

Práticas Integrativas auxiliam vítimas e familiares em Brumadinho

O atendimento à população dessas regiões, que começou no dia 31 de janeiro, segue com práticas de acupuntura, ventosas, auriculoterapia, florais, reiki e aromaterapia

Nupic Brumadinho
Equipes de Saúde do estado realizam diversas ações e medidas emergenciais para atendimento no localEquipes de Saúde do estado realizam diversas ações e medidas emergenciais para atendimento no local

A primeira ação realizada pelo Núcleo Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Brumadinho (Nupic), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi o mapeamento das regiões que apresentavam mais necessidade de atendimentos das práticas integrativas e complementares na região atingida pela barragem da Mina do Feijão: Casa Branca, Córrego de Feijão e Parque da Cachoeira.

“Após esse mapeamento, os profissionais das PICS, em conjunto com os profissionais do Programa de Saúde da Família, atenderam, nessas três comunidades, os servidores da Saúde, famílias desabrigadas alojadas em pousadas e pacientes atingidos pela barragem em suas residências”, explica a coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares da SES-MG, Gelza Matos Nunes.

O atendimento à população dessas regiões, que começou no dia 31 de janeiro, segue com práticas de acupuntura, ventosas, auriculoterapia, florais, reiki e aromaterapia. “Em situações de trauma, as práticas trazem o conforto e acolhimento imediato, a certeza de que têm com quem contar neste momento, além do próprio relaxamento e condições de dormir e descansar para poder lidar com a realidade em que vivem”, ressalta a coordenadora.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi estabelecida no Brasil, em 2006, no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da Portaria GM/MS nº 9712, o documento traz orientações para estruturar as PICS nos serviços da Atenção Básica, além de outras providências.

(Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário